logo RCN
SANTA CATARINA

HISTÓRIA DAS MULHERES SERÁ CONTEÚDO OBRIGATÓRIO NAS ESCOLAS DE SC

  • Divulgação -

O plenário da Assembleia Legislativa de SC (Alesc) aprovou nesta terça (14) mais um projeto de lei para ampliar a legislação em prol da equidade de gênero. De autoria da deputada Luciane Carminatti (PT) e co-autoria da Bancada Feminina, o PL 86/2019 inclui a 'História das Mulheres do Campo e Cidade em Santa Catarina' como conteúdo transversal no currículo das escolas públicas e privadas do estado.

O objetivo é promover o conhecimento sobre a existência e a trajetória de mulheres catarinenses notáveis à construção do estado e aos avanços da sua sociedade nas mais diversas áreas.

"Percebemos que pouco se falava nas nossas escolas sobre o protagonismo, a vida dessas mulheres em suas dimensões pessoal e coletiva, sobre a inserção delas nos espaços de decisão. São mulheres que se mostraram sujeitas da história, que elevam a história de Santa Catarina, mas ainda são invisibilizadas nos livros escolares", defende Luciane.

O que prevê a lei

De acordo com a matéria aprovada, o conteúdo deverá apresentar a trajetória pessoal e profissional dessas mulheres com atuação em diversos segmentos, incluindo todas as etnias presentes no estado, com o cuidado especial de salientar as conquistas das mulheres negras, quilombolas e indígenas.

 A lei aprovada prevê ainda que esse conteúdo seja formulado considerando as especificidades dos educandos e de sua faixa etária, além de facultar a criação de parcerias e convênios com instituições de ensino e ONGs para sua execução.

 As escolas terão um ano para se adaptarem à nova legislação, a contar da data de publicação da lei no Diário Oficial do Estado. Aprovada por 20 votos a cinco, a lei segue para sanção.

"É uma grande conquista. Nós terminamos o Agosto Lilás, dedicado ao combate à violência contra a mulher, mas a luta é constante. Combater a violência de gênero também é dar visibilidade às mulheres e destacar seus protagonismos. Hoje estamos dando mais um passo na reconstrução da história de Santa Catarina, sob a perspectiva de mulheres em evidência, assim como os homens", avalia Luciane.


JUSTIÇA PROÍBE PREFEITURA DE APROVAR NOVOS EMPREENDIMENTOS QUE CAUSEM SOMBRA NA PRAIA BRAVA, DE ITAJAÍ Anterior

JUSTIÇA PROÍBE PREFEITURA DE APROVAR NOVOS EMPREENDIMENTOS QUE CAUSEM SOMBRA NA PRAIA BRAVA, DE ITAJAÍ

CRIANÇA DE 11 ANOS ATROPELADA É TRANSFERIDA DE HELICÓPTERO DO HOSPITAL DE PRAIA GRANDE PARA CRICIÚMA Próximo

CRIANÇA DE 11 ANOS ATROPELADA É TRANSFERIDA DE HELICÓPTERO DO HOSPITAL DE PRAIA GRANDE PARA CRICIÚMA

Deixe seu comentário