logo RCN
SANTA CATARINA

INDÚSTRIA DE SC CRESCEU 2,8% EM OUTUBRO, DIZ IBGE

  • Ricardo Wolffenbüttel/Secom -

A produção industrial de Santa Catarina cresceu 2,8% na passagem de setembro para outubro, segundo dados divulgados pelo IBGE nesta quarta-feira (9). Este é o sexto crescimento seguido do setor após as restrições impostas pela pandemia de Covid-19 em março e abril.

Na comparação com outubro do ano passado, o avanço é de 7,6%, o que mostra que a indústria do Estado já recuperou e superou o patamar de 2019. A retomada, porém, é mais forte em alguns setores do que em outros. 

A alta na comparação anual é puxada pela fabricação de máquinas e equipamentos (+35,5%), fabricação de máquinas e equipamentos elétricos (+29,5%), e fabricação de produtos de borracha e de material plástico (+17,4%). 

Outros setores importantes da economia também registraram avanço. É o caso da fabricação de produtos têxteis (+13%), metalurgia (+9,9%), e fabricação de celulose, papel e produtos de papel (+6,7%). 

Por outro lado, os segmentos de fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias (-10,3%) e fabricação de produtos alimentícios (-4,5%) tiveram desempenho negativo na comparação com outubro do ano passado. 

Apesar do avanço mensal entre setembro e outubro e também a superação do patamar de 2019, a indústria catarinense ainda acumula perdas relacionadas à pandemia. No acumulado de 2020, há um recuo de -7,8%. Já nos últimos 12 meses, a variação é negativa em -6,8%. 

No país, a indústria cresceu 1,1% na passagem de setembro para outubro e 0,3% na comparação outubro-outubro. 


SC REGISTRA NOVO RECORDE DE CONSUMO DE GÁS NATURAL Anterior

SC REGISTRA NOVO RECORDE DE CONSUMO DE GÁS NATURAL

MOISÉS SANCIONA VOLTA ÀS AULAS, MAS VETA LIBERAÇÃO TOTAL Próximo

MOISÉS SANCIONA VOLTA ÀS AULAS, MAS VETA LIBERAÇÃO TOTAL

Deixe seu comentário