COMUNIDADE DE FORQUILHINHA PROMOVE GRANDE FESTA EM HONRA A SANTA TEREZINHA E SÃO JOSÉ |
INICIAM AS COMEMORAÇÕES DA SEMANA FARROUPILHA EM TORRES

Cerca de 140 tradicionalistas saíram do Parque do Balonismo conduzindo a Chama Crioula e as bandeiras até a Praça XV.
As comemorações alusivas à Semana Farroupilha, em Torres tiveram a abertura oficial na tarde do último domingo, dia 12, onde cerca de 140 tradicionalistas saíram a cavalo do parque de Balonismo conduzindo a Chama Crioula e as bandeiras até a Praça XV. O evento contou com a presença do prefeito Carlos Souza, primeira dama Suzi Souza, vice-prefeito Fabio Amoretti e sua esposa Adriani Amoretti, secretário de Esporte e Cultura Mauri Rodrigues, patrões Jainor e Alcides dos CTG Porteira Gaúcha e Querência das Torres (respectivamente) , entre outras autoridades municipais, representantes de entidades tradicionalistas e público em geral.
Após os pronunciamentos das autoridades locais, deu-se o início como formalidades, com o canto do Hino Nacional e do Hino Rio-Grandense.
Segundo o prefeito Carlos Souza, a homenagem à Anita Garibaldi é merecida pois naquela época havia um distanciamento muito grande entre homens e mulheres e com o passar do tempo, a mulher ganhou força na sociedade e hoje está inserida em todos os meios sociais. "É o tradicionalismo no braço", disse o prefeito encerrando o seu discurso.
Os Festejos deste ano têm por objetivo homenagear e comemorar o bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi, uma das personalidades femininas mais cultuadas do Sul do Brasil. "Caminhos de Anita" pretende retratar a heroína conhecida por sua participação e envolvimento direto na Revolução Farroupilha (1835-1845).
O tema dos festejos é uma homenagem aos caminhos percorridos por Anita e à sua bravura, inserida no contexto da Revolução Farroupilha - a mais longa revolução do Brasil, que durou quase dez anos e tinha como ideal liberdade, igualdade e humanidade. Anita, ao lado de Giuseppe Garibaldi (1807-1882), lutou pela causa da liberdade no Rio Grande do Sul.
Para garantir o merecido reconhecimento à memória da "Heroína de Dois Mundos", como era conhecida, o Decreto n ° 55.756, de 09 de fevereiro de 2021, instituiu, no Estado, o Ano de Anita, dedicado às comemorações pela passagem dos 200 anos de seu nascimento.
A chama Crioula ficará exposta até o dia 20 de setembro, conhecido como Dia do Gaúcho, Feriado no Estado do Rio Grande do Sul.

Deixe seu comentário