logo RCN

INSTALAÇÃO DE MARÉGRAFO EM PASSO DE TORRES

Parceria do município e a Epagri vai permitir a instalação de um aparelho de medição de marés (Marégrafo) na Barra do Rio Mampituba.

Na quarta-feira (13), o prefeito em exercício de Passo de Torres Paulo Roberto Cordeiro (PSD), a secretária de Pesca Ana Lúcia Joaquim, o secretário de Administração e Finanças Alexandre Fellipe e o presidente da Colônia de Pescadores Z-18 Adriano Delfino, receberam o gerente regional da Epagri Reginaldo Ghellere, o oceanógrafo Argeu Vaz, o engenheiro Matias Boll e a extensionista da Epagri de Passo de Torres Marinesa Freitas. Na pauta a instalação de um aparelho de medição de marés (Marégrafo) na Barra do Rio Mampituba que vai registrar 24h por dia o sobe e desce das marés, informação que será repassada automaticamente para central da Ciram, divisão da Epagri.
As tratativas estão bem adiantadas, com projeto pronto e liberação ambiental já expedida pelo órgão competente, restando somente a adequação do último trapiche localizado próximo aos molhes a cargo da administração municipal, onde será instalado o Marégrafo, um equipamento de pequeno porte e com peso aproximado de 02 kg e, posteriormente a instalação de Pluviômetro para medição das chuvas na região.      A aplicação na prática é que qualquer embarcação estando em alto mar ou em terra poderá acessar as informações via SMS ou internet para saber das condições de navegabilidade na entrada da Barra, ou ainda aguardar a maré mais alta para sair ou entrar com segurança.     
Cordeiro falou da importância em atender o setor pesqueiro em mais esta novidade que irá contribuir para segurança dos pescadores. "Agradeço o empenho da Epagri em expandir este projeto até nosso município e determino ao secretário Alexandre que viabilize através do setor de obras a adequação do trapiche que já existe para receber os equipamentos". Disse.
A secretária de Pesca Ana aproveitou a oportunidade para registrar o empenho da administração do prefeito Godinho ao setor pesqueiro na restruturação da secretaria, consultório odontológico, rádios, etc.    
O presidente da Colônia Z-18 Adriano, falou da importância de preservar o equipamento que será instalado, cercando, iluminando e conscientizando a todos, principalmente os pescadores da importância do Marégrafo para uma navegação mais segura. 
Encerrando a reunião, Cordeiro mais uma vez agradeceu a presença e empenho dos profissionais da Epagri e deixou o gabinete da Prefeitura a disposição para mais parcerias que venham atender os pescadores e agricultores do município.

 

DENGUE SC: INFORME EPIDEMIOLÓGICO APRESENTA MAIS DE 16 MIL FOCOS DO MOSQUITO EM 231 MUNICÍPIOS Anterior

DENGUE SC: INFORME EPIDEMIOLÓGICO APRESENTA MAIS DE 16 MIL FOCOS DO MOSQUITO EM 231 MUNICÍPIOS

VILA MATIAS (MAMPITUBA) REALIZA FESTA EM HONRA A SANTA ANA E MARIA MENINA Próximo

VILA MATIAS (MAMPITUBA) REALIZA FESTA EM HONRA A SANTA ANA E MARIA MENINA

Deixe seu comentário