PT DE PRAIA GRANDE ELEGE PAULO SÉRGIO DOS SANTOS NA PRSIDÊNCIA DO DIRETÓRIO MUNICIPAL |
JORGINHO MELLO RECEPCIONA ENCONTRO PARA CRIAÇÃO DA FERROSUL. FERROVIA VAI LIGAR OS ESTADOS DO RIO GRANDE DO SUL, SANTA CATARINA, PARANÁ E MATO GROSSO DO SUL

Em reunião estratégica, os quatro estados decidiram pela criação de nova comissão técnica para defender interesses comuns na renovação das concessões e impulsionar a Ferrosul que tem papel estratégico para o desenvolvimento regional.
Em uma reunião estratégica realizada nesta terça-feira (08), o governador Jorginho Mello recebeu o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex e o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação do Mato Grosso do Sul, Jaime Elias Verruck, para debater a questão das ferrovias dos quatro estados e ter uma ligação comum entre todos, a Ferrosul. O encontro representou um passo importante em direção ao fortalecimento da malha ferroviária na região e ao desenvolvimento econômico.
Objetivo: Fortalecer a Ferrosul e Discutir Concessões Ferroviárias
O principal objetivo da reunião foi discutir a criação de uma ligação ferroviária comum entre os quatro estados, a Ferrosul, e unir forças na defesa dos interesses comuns na renovação das concessões ferroviárias, um tema de grande relevância para o futuro da logística e da economia da região.
Criação de Comissão Técnica para Ações Conjuntas
Como resultado do encontro, foi decidida a criação de uma comissão técnica formada por representantes dos quatro estados. Essa comissão será responsável por:
* Participar ativamente do debate nacional sobre a renovação das concessões ferroviárias.
* Desenvolver planos de ação conjuntos para o desenvolvimento da malha ferroviária.
* Mapear os trechos ferroviários convergentes entre os estados, com foco na Ferrosul, considerada a "espinha dorsal" do projeto.
"Foi decidido que nós vamos criar uma comissão técnica agora, formada pelos quatro estados, de forma legalizada. Baseada em uma carta, dizendo a intenção dos quatro governadores em trabalhar esse assunto de forma conjunta. SÓ assim nós entendemos que vamos de uma vez por todas fazer o assunto andar. Entendemos que isso é vital para a nossa economia. Por isso tomamos essa iniciativa", resumiu o governador Jorginho Mello.
Representantes de Santa Catarina na Comissão
Santa Catarina será representada na comissão pelos secretários de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, pelo adjunto da mesma pasta, Ivan Amaral, e pelo secretário adjunto de Infraestrutura e Mobilidade, Ricardo Grando.
Importância da União e Expectativas de Desenvolvimento
Beto Martins, secretário de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias de Santa Catarina, destacou a importância da união entre os estados: "A união desses quatro estados vai mudar totalmente a nossa capacidade de negociação. Eu tenho certeza que muitos atores do setor trabalhavam com a nossa divisão e agora todos vão saber que nós temos quatro estados que são muito importantes para o país, estados que têm uma grande capacidade de desenvolvimento econômico e que vão estar unidos para discutir a malha ferroviária."
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, ressaltou a necessidade de investimento na infraestrutura para impulsionar o desenvolvimento econômico, e lamentou a desativação de trechos ferroviários.
Participantes da Reunião
Além dos governadores e secretários de estado, também participaram da reunião o prefeito de Florianópolis e presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) Topázio Neto, os secretários de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert, da Comunicação, Bruno Oliveira, o adjunto da Infraestrutura e Mobilidade, Ricardo Grando, o adjunto de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Ivan Amaral, a secretária executiva de Articulação Nacional, Vânia Franco e o presidente da Invest SC, Renato Lacerda. Todos demonstraram o amplo apoio ao projeto.
Próximos Passos
Com a criação da comissão técnica, os quatro estados dão um passo crucial para o desenvolvimento da infraestrutura ferroviária e o fortalecimento da logística na região. O objetivo é garantir que a Ferrosul se torne uma realidade, impulsionando o crescimento econômico e a competitividade dos estados envolvidos.

Deixe seu comentário