logo RCN
RCN

JORGINHO MELLO RECEPCIONA ENCONTRO PARA CRIAÇÃO DA FERROSUL. FERROVIA VAI LIGAR OS ESTADOS DO RIO GRANDE DO SUL, SANTA CATARINA, PARANÁ E MATO GROSSO DO SUL

Em reunião estratégica, os quatro estados decidiram pela criação de nova comissão técnica para defender interesses comuns na renovação das concessões e impulsionar a Ferrosul que tem papel estratégico para o desenvolvimento regional.

Em uma reunião estratégica realizada nesta terça-feira (08), o governador Jorginho Mello recebeu o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex e o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação do Mato Grosso do Sul, Jaime Elias Verruck, para debater a questão das ferrovias dos quatro estados e ter uma ligação comum entre todos, a Ferrosul. O encontro representou um passo importante em direção ao fortalecimento da malha ferroviária na região e ao desenvolvimento econômico. 

Objetivo: Fortalecer a Ferrosul e Discutir Concessões Ferroviárias

O principal objetivo da reunião foi discutir a criação de uma ligação ferroviária comum entre os quatro estados, a Ferrosul, e unir forças na defesa dos interesses comuns na renovação das concessões ferroviárias, um tema de grande relevância para o futuro da logística e da economia da região.

Criação de Comissão Técnica para Ações Conjuntas

Como resultado do encontro, foi decidida a criação de uma comissão técnica formada por representantes dos quatro estados. Essa comissão será responsável por:

* Participar ativamente do debate nacional sobre a renovação das concessões ferroviárias.
* Desenvolver planos de ação conjuntos para o desenvolvimento da malha ferroviária.
* Mapear os trechos ferroviários convergentes entre os estados, com foco na Ferrosul, considerada a "espinha dorsal" do projeto.

"Foi decidido que nós vamos criar uma comissão técnica agora, formada pelos quatro estados, de forma legalizada. Baseada em uma carta, dizendo a intenção dos quatro governadores em trabalhar esse assunto de forma conjunta. SÓ assim nós entendemos que vamos de uma vez por todas fazer o assunto andar. Entendemos que isso é vital para a nossa economia. Por isso tomamos essa iniciativa", resumiu o governador Jorginho Mello.

Representantes de Santa Catarina na Comissão

Santa Catarina será representada na comissão pelos secretários de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, pelo adjunto da mesma pasta, Ivan Amaral, e pelo secretário adjunto de Infraestrutura e Mobilidade, Ricardo Grando.

Importância da União e Expectativas de Desenvolvimento

Beto Martins, secretário de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias de Santa Catarina, destacou a importância da união entre os estados: "A união desses quatro estados vai mudar totalmente a nossa capacidade de negociação. Eu tenho certeza que muitos atores do setor trabalhavam com a nossa divisão e agora todos vão saber que nós temos quatro estados que são muito importantes para o país, estados que têm uma grande capacidade de desenvolvimento econômico e que vão estar unidos para discutir a malha ferroviária."

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, ressaltou a necessidade de investimento na infraestrutura para impulsionar o desenvolvimento econômico, e lamentou a desativação de trechos ferroviários.

Participantes da Reunião

Além dos governadores e secretários de estado, também participaram da reunião o prefeito de Florianópolis e presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) Topázio Neto, os secretários de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert, da Comunicação, Bruno Oliveira, o adjunto da Infraestrutura e Mobilidade, Ricardo Grando, o adjunto de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Ivan Amaral, a secretária executiva de Articulação Nacional, Vânia Franco e o presidente da Invest SC, Renato Lacerda. Todos demonstraram o amplo apoio ao projeto.

Próximos Passos

Com a criação da comissão técnica, os quatro estados dão um passo crucial para o desenvolvimento da infraestrutura ferroviária e o fortalecimento da logística na região. O objetivo é garantir que a Ferrosul se torne uma realidade, impulsionando o crescimento econômico e a competitividade dos estados envolvidos.

NOVAS EMENDAS, MAIS EDUCAÇÃO PARA SANTA ROSA DO SUL Anterior

NOVAS EMENDAS, MAIS EDUCAÇÃO PARA SANTA ROSA DO SUL

GRUPO MOVIMENTA SAÚDE PROMOVE QUALIDADE DE VIDA PARA MORADORES DE PASSO DE TORRES Próximo

GRUPO MOVIMENTA SAÚDE PROMOVE QUALIDADE DE VIDA PARA MORADORES DE PASSO DE TORRES

Deixe seu comentário