Desde 2012 no seminário, Renan Jorge Espíndola é um dos 09 jovens que irão iniciar o ano de Noviciado, em Marau/RS no dia 04 de outubro.
No próximo dia 04 de outubro, quando recordamos a vida e o exemplo de São Francisco de Assis, jovens capuchinhos irão professar os votos religiosos de pobreza, obediência e castidade. A celebração da Profissão Religiosa, será realizada na Igreja Matriz, em Marau (RS) e contará com a presença de freis de diversas fraternidades, entre elas da Província dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul, a Custódia São Francisco de Assis de Mato Grosso-Rondônia, e a Delegação Missionária do Haiti, formandos, religiosos(as), familiares e a comunidade.
O grupo é composto por jovens de Mato Grosso: frei Leandro Rodrigues dos Santos, frei Claditon Marcelo Becker, frei Jônata Martins da Silva e frei Luciano Farias Fagundes; da República do Haiti: frei Ernest Cadet, frei Frantzso Pierre e frei Robenson Azor; e da República Dominicana: frei Juan Abreu De La Cruz e frei Octávio Coronado de Jesus (estes dois farão a Profissão Religiosa no seu país de origem).
O Noviciado é o ano mais importante no itinerário formativo, no qual se vive uma intensa experiência do ser frade capuchinho. A partir do Noviciado o jovem passa a dispor de um hábito, para usá-lo sempre que oportuno e começa a ser chamado de frei ou “irmão”, porque sua grande meta será a de ser irmão em tudo e em todos os lugares, ao exemplo de São Francisco de Assis.
O lema escolhido foi “Aqui estou! Envia-me, Senhor!” (Is. 6,8) que visa refletir o Ano da Vida Consagrada e o desafio da missão na Igreja e na Ordem. Os jovens que fazem esta opção de vida, escolhendo seguir o Evangelho e o Carisma Franciscano-Capuchinho de forma consciente, livre e vivendo a fraternidade como pura expressão de amor fraterno junto a comunidade. Estarão disponíveis para a missão, que é de levar a mensagem de Deus, sua misericórdia e a sua ternura a diferentes culturas e nações.
Na celebração 09 jovens irão iniciar o ano de Noviciado, em Marau, sendo os catarinenses, Renan Jorge Espíndola e Rodrigo Antunes de Lima; os gaúchos, Giovani Henrique Pértile e Marcio Feltes; os mato-grossenses, João Ernandes Bino Correa, Gean Lucas Farias Fagundes e João Rodrigues da Silva Neto; e dois haitianos, Lucson Fibo Chery e Wood Lubin.
A VIDA DE RENAN JORGE ESPÍNDOLA
O jovem de 19 anos, é natural da comunidade de Três Coqueiros, município de São João do Sul, filho de Adriana Martins Jorge e Marlom Matos Espíndola, tendo como irmãos Tainan e Silvana, e se diz muito feliz com a escolha que fez ao iniciar no seminário. “Eu estou no seminário há quase 4 anos. Ingressei no ano de 2012, em Veranópolis-RS onde fiz a primeira etapa de formação chamada de Aspirantado. Concluída esta, fui para Flores da Cunha-RS, onde fiz a segunda etapa chamada de Postulado I. Em fevereiro deste ano fui para o Mato Grosso fazer a terceira etapa da formação chamada de Postulado II. Retornei agora para o sul, pois ingresso no próximo domingo na etapa de Noviciado, que é a etapa mais importante da formação. Nesta etapa eu passo a ser Frei Capuchinho, recebendo um hábito (batina marrom). Ao final do período de Noviciado que se estende por exatamente 1 ano, eu emitirei os Votos Temporários, que todo Religioso deve fazer ao se consagrar a Vida Religiosa”. Enfatiza Renan.
De acordo com Renan o que mais lhe estimulou a seguir o caminho dedicado a religião e o surgimento de sua vocação foi a participação na comunidade, ajudando na liturgia, dando catequese, etc. “Fui percebendo um chamado diferente. Senti o desejo de ser frei, como os freis que eu via na nossa paróquia, na época Frei Daniel e Reinaldo”, conclui o Jovem.
Renan será o segundo Frei ordenado de São João do Sul, lembrando que no ano de 2014, o Frei Moisés M. de Oliveira Coelho, rezou sua primeira missa em São João do Sul. O município que já mantém a tradição da Caminhada do Frei Adercide e o Santuário em sua homenagem, tornando-se referência também no turismo religioso, agora também será conhecido pelos jovens que emanam o dom do sacerdócio.
Deixe seu comentário