logo RCN

JUNHO VERMELHO BUSCA AUMENTAR NÚMERO DE DOADORES DE SANGUE

A campanha Junho Vermelho, realizada este mês por instituições públicas e privadas da área da saúde, busca conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue e, desse modo, angariar mais doadores voluntários.

O Ministério da Saúde estima que, no ano passado, devido à pandemia da Covid-19, o número de doações tenha diminuído 20%, na comparação com o ano anterior. No primeiro trimestre de 2021, a taxa de doação voluntária da população brasileira era de 1,6%, dentro do padrão estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Para doar

Para doar sangue, a pessoa deve estar em boas condições de saúde e alimentada, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente. É preciso evitar a ingestão de alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e respeitar o prazo de 12 horas para o caso de bebidas alcoólicas. Se estiver com sintomas de gripe ou resfriado, ou tiver tomado vacina recentemente, não deve doar temporariamente.

Estão impedidas de doar pessoas gripadas ou com processo alérgico que inclua tosse e coriza; que tenham feito tatuagem ou colocado piercing há menos de um ano; que tenham tido hepatite após os 11 anos de idade; tenham realizado endoscopia ou colonoscopia nos últimos seis meses ou sejam usuários de drogas ilícitas.

Santa Catarina

O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) para chamar a atenção da população para a doação de sangue lança a campanha de inverno com o slogan "Sua doação aquece a esperança de muita gente. Neste inverno, doe sangue".

Nesse sentido, o Hemosc convida a população catarinense para que não deixe de comparecer aos hemocentros e unidades de coleta para doar sangue, que estão presentes em Criciúma, Tubarão, Florianópolis, Lages, Joaçaba, Chapecó, Joinville, Jaraguá do Sul e Blumenau.

Rio Grande do Sul

A campanha de doação de sangue Doar é Viver, parceria entre a Secretaria da Saúde (SES) e a empresa Otelio Consultoria, abriu o cronograma de ações na sexta-feira, 18 de junho, no Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs), em Porto Alegre. Quem tiver interesse em participar pode se inscrever pelo site da campanha (oteliodrebes.com.br/doareviver) e, se necessário, declarar necessidade de transporte até o local da doação.

Os estoques de sangue estão críticos em todas as regiões do Estado, especialmente os tipos O+ e O-, de acordo com a coordenadora de captação do Hemocentro do Estado (Hemorgs), Gesiane Ferreira Almansa. "Como atendemos a muitos hospitais, temos dificuldade de suprir a demanda por hemocomponentes, por causa da baixa oferta de candidatos a doação", afirma.

A ação foi lançada durante o chamado Junho Vermelho, em alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue (14 de junho) e para sensibilizar a população gaúcha para a importância do gesto e aumentar a adesão nos hemocentros. O empresário Otelio Drebes, da Otelio Consultoria, destaca que doar sangue é um procedimento simples: "Em mais ou menos meia hora, é possível salvar até quatro vidas", destaca.


BOMBEIROS MILITARES DO SUL CATARINENSE ARRECADAM MAIS DE  3 MIL PEÇAS NA CAMPANHA DO AGASALHO Anterior

BOMBEIROS MILITARES DO SUL CATARINENSE ARRECADAM MAIS DE 3 MIL PEÇAS NA CAMPANHA DO AGASALHO

TORRES: CONFECÇÃO DE CARTEIRAS DE IDENTIDADE DURANTE  A PANDEMIA É FEITA  POR AGENDAMENTO Próximo

TORRES: CONFECÇÃO DE CARTEIRAS DE IDENTIDADE DURANTE A PANDEMIA É FEITA POR AGENDAMENTO

Deixe seu comentário