logo RCN

LANÇADO O CIRCUITO TURÍSTICO RURAL - RAÍZES DE TORRES

Objetivo é promover o Turismo Rural no município, que inicia com 10 rotas rurais.

Foi lançada na terça-feira, 09 de novembro, com a presença do prefeito Carlos Souza, mais uma importante ação de turismo para o município de Torres. Trata-se do Programa de Turismo Rural - Raízes de Torres, que tem a participação inicial de dez empreendimentos de Rota Rural. A realização é da Prefeitura, por meio das Secretarias de Turismo e de Desenvolvimento Rural e Pesca, com a parceria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Senar - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e dos empreendedores rurais. O evento acolheu grande público em clima festivo realizado no Sítio das Curicacas, localizado na Estrada do Mar.
No evento, estavam presentes, além do prefeito Carlos Souza, o secretário Adjunto de Turismo do Estado e coordenador de Segmentação do Turismo da Setur, Álvaro Machado; diretora presidente da Rota Caminho dos Vales e das Águas, Nílvia Pinto Pereira; supervisor Regional do Senar-RS, Ricardo Lopes de Almeida; presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Torres, Diana Hahn; consultora do Senar, Scheila Graziela Rigotti, secretário de Turismo de Torres, Fernando Nery e o secretário de Desenvolvimento Rural e Pesca de Torres, José Vanderlei Brocca.
Para o prefeito Carlos Souza, os benefícios do turismo rural são muitos: novas fontes de renda, geração de novas vagas de trabalho, aquecimento da economia, desenvolvimento local, integração com o turismo regional, valorização da cultura e da história. Destacou que o interior do Município de Torres representa a força e a história de toda a comunidade, marca do trabalho dos primeiros imigrantes.
Vários participantes se manifestaram durante o lançamento, todos satisfeitos com a iniciativa, parabenizando a Prefeitura pelo empenho técnico na atividade. Ressaltaram que sendo a maior parte dos empreendimentos de Turismo Rural de pequeno porte, dificilmente o segmento será viável com a situação isolada de empreendedores, sendo mais adequado o trabalho organizado sob as bases associativas e solidárias.
Durante a elaboração do Programa, que contou com o trabalho técnico dos turismólogos Luciane de Carvalho Pereira e Francisco Reis, foram organizadas as informações obtidas durante as visitas técnicas realizadas no segundo semestre de 2021 e reuniões de trabalho em parceria com seus integrantes. Por enquanto são estes os dez empreendimentos: Sítio das Curicacas, Anjos da Natureza, Cachaçaria Engenho Nobre, Sítio Jerivá, Cozinha Artesanal, Sítio Vô Inácio, Querência Santos - Rejane do Barro Cortado, Orquidário Orquisel, Sítio Menezes, - Casa de Campo e Sítio Ramos. Outros dez estão se organizando para também receberem a visita do público.
Para o secretário Adjunto de Turismo do Estado, Álvaro Machado, Torres tem um papel muito importante no turismo do Estado. Além de elogiar a iniciativa das Rotas Rurais, ressaltou que o município faz ligação com Santa Catarina, que integra o Geoparque e que abre caminho com os demais municípios do litoral norte Gaúcho. Lembrou que em breve será formatada uma Rota Ciclística que atravessará o Estado, tendo Torres um desempenho importante na ação.
Atualmente, as propriedades que fazem parte da Rota Rural oferecem aos visitantes o que possuem de melhor: agricultura ecológica, contato com a natureza, belas paisagens, história e hospitalidade, marca do trabalho dos primeiros imigrantes.  
Conheça as histórias, a cultura e se encante com as belezas das Raízes de Torres!
Acesse o site https://torres.rs.gov.br/vivatorres/turismo-rural/ para maiores informações.


DIRETOR DE TURISMO FAZ EXPLANAÇÃO NA CÂMARA DE VEREADORES DE MAMPITUBA Anterior

DIRETOR DE TURISMO FAZ EXPLANAÇÃO NA CÂMARA DE VEREADORES DE MAMPITUBA

CÂMARA DE PASSO DE TORRES PASSA POR REFORMA NA ESTRUTURA FÍSICA Próximo

CÂMARA DE PASSO DE TORRES PASSA POR REFORMA NA ESTRUTURA FÍSICA

Deixe seu comentário