logo RCN

MAMPITUBA LANÇA CAMPANHA 'É O FIM DA PICADA'

Campanha contra o mosquito borrachudo inicia na quarta-feira, dia 27.

Numa iniciativa das secretarias municipais da Saúde e do Meio Ambiente, em parceria com a Emater e o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Mampituba, será apresentada nesta quarta-feira, dia 28 de março, na Câmara de Vereadores, a campanha "É O FIM DA PICADA'', que visa conscientizar e esclarecer sobre a importância do envolvimento de toda a população no combate ao Mosquito Borrachudo, um problema de saúde pública que atinge a maioria das comunidades no município de Mampituba.

Segundo a secretária Municipal do Meio Ambiente Joceline Ramos, além da aplicação correta do controle biológico do mosquito BTI (Bacillus thuringiensis israelensis), outras ações também são necessárias para evitar a proliferação do mosquito, como a recuperação de matas ciliares, o recolhimento correto do lixo, a eliminação de esgotos a céu aberto, diminuição considerável do uso indiscriminado de agrotóxicos e acabar com a pesca predatória, que eliminam os inimigos naturais do mosquito. Joceline informou que a campanha de controle ao borrachudo é fruto do Plano Municipal de Controle do simulídeo/borrachudo, que vem sendo desenvolvida desde o início de 2018.

O evento de lançamento da Campanha terá início às 18:00h na Câmara de Vereadores e deverá reunir além das autoridades locais e os idealizadores do projeto, um representante da 18ª Coordenadoria Regional de Saúde de Osório/RS e representantes da equipe de Vigilância Sanitária do Município de Vacaria/RS, cidade que realiza um trabalho modelo no combate ao Mosquito Borrachudo. Durante o lançamento serão entregues "Certificados em Agradecimento'' aos 95 aplicadores voluntários do BTI, atualmente cadastrados na Vigilância Sanitária Municipal, pelos trabalhos prestados na aplicação do BTI nos córregos e rios, de acordo com as orientações da Vigilância Sanitária

O Borrachudo, também conhecido como Simulídeo, é um inseto hematófago de hábitos diurnos, pertencente à família Simuliidae. Ele possui um raio de vôo de 40 km a partir do curso d'água e vem sendo um problema em diversas regiões do Brasil nas últimas décadas. O Sangue ingerido pelo Borrachudo é utilizado para o desenvolvimento dos ovos no interior da fêmea.


COPA SUL DOS CAMPEÕES INICIA NESTE FIM DE SEMANA Anterior

COPA SUL DOS CAMPEÕES INICIA NESTE FIM DE SEMANA

MUITOS GOLS NO CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL SUÍÇO Próximo

MUITOS GOLS NO CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL SUÍÇO

Deixe seu comentário