1ª CORRIDA RÚSTICA PELA INCLUSÃO SERÁ REALIZADA EM PASSO DE TORRES NO DIA 23 DE AGOSTO |
MAMPITUBA LANÇA CAMPANHA 'É O FIM DA PICADA'

Campanha contra o mosquito borrachudo inicia na quarta-feira, dia 27.
Numa iniciativa das secretarias municipais da Saúde e do Meio Ambiente, em parceria com a Emater e o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Mampituba, será apresentada nesta quarta-feira, dia 28 de março, na Câmara de Vereadores, a campanha "É O FIM DA PICADA'', que visa conscientizar e esclarecer sobre a importância do envolvimento de toda a população no combate ao Mosquito Borrachudo, um problema de saúde pública que atinge a maioria das comunidades no município de Mampituba.
Segundo a secretária Municipal do Meio Ambiente Joceline Ramos, além da aplicação correta do controle biológico do mosquito BTI (Bacillus thuringiensis israelensis), outras ações também são necessárias para evitar a proliferação do mosquito, como a recuperação de matas ciliares, o recolhimento correto do lixo, a eliminação de esgotos a céu aberto, diminuição considerável do uso indiscriminado de agrotóxicos e acabar com a pesca predatória, que eliminam os inimigos naturais do mosquito. Joceline informou que a campanha de controle ao borrachudo é fruto do Plano Municipal de Controle do simulídeo/borrachudo, que vem sendo desenvolvida desde o início de 2018.
O evento de lançamento da Campanha terá início às 18:00h na Câmara de Vereadores e deverá reunir além das autoridades locais e os idealizadores do projeto, um representante da 18ª Coordenadoria Regional de Saúde de Osório/RS e representantes da equipe de Vigilância Sanitária do Município de Vacaria/RS, cidade que realiza um trabalho modelo no combate ao Mosquito Borrachudo. Durante o lançamento serão entregues "Certificados em Agradecimento'' aos 95 aplicadores voluntários do BTI, atualmente cadastrados na Vigilância Sanitária Municipal, pelos trabalhos prestados na aplicação do BTI nos córregos e rios, de acordo com as orientações da Vigilância Sanitária
O Borrachudo, também conhecido como Simulídeo, é um inseto hematófago de hábitos diurnos, pertencente à família Simuliidae. Ele possui um raio de vôo de 40 km a partir do curso d'água e vem sendo um problema em diversas regiões do Brasil nas últimas décadas. O Sangue ingerido pelo Borrachudo é utilizado para o desenvolvimento dos ovos no interior da fêmea.


Deixe seu comentário