SOMBRIO SEGUE NO MAPA DO TURISMO BRASILEIRO E REFORÇA PRESENÇA EM EVENTOS DO SETOR |
MÊS DE SETEMBRO SERÁ DEDICADO À PREVENÇÃO DO SUICÍDIO

Setembro amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Ocorre no mês de setembro, desde 2015, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações.
No último relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS, 2014), aponta que, ao contrário do que diz o senso comum, 08 em cada 10 pessoas que cometem o suicídio dão algum sinal, implícito ou explícito. É revelador perceber que cada um de nós pode contribuir para evitar que mais uma pessoa morra nos próximos 40 minutos. Não se calar é a primeira das medidas. "Falar é a melhor solução". E nunca é demais lembrar que em cada dez suicídios, nove podem ser evitados, segundo os especialistas.
"Diante dessa pequena abordagem sobre o motivo da campanha existir, querendo quebrar o "tabu" de que falar em suicídio está dando a ideia, o que na verdade foi comprovado o contrário, que é preciso sim falar sobre o assunto para alertar as pessoas e assim, salvarmos vidas.
Uma das maneiras de chamar a atenção para o assunto, é decorar os estabelecimentos comerciais com a cor amarela, pode ser com balões, laços, roupas em vitrines, cartazes, luzes, enfim, de acordo com a disponibilidade de cada um, para que se possa abraçar essa causa e ajudar pessoas que estão em sofrimento psíquico a procurar ajuda. Quanto mais pessoas se unirem, mais vidas poderão ser salvas". Lembrou o presidente da Apae de São João do Sul, Alesandro de Vargas Roxo, ressaltando que no dia 28 de setembro, às 14:00h haverá passeata no Centro de São João do Sul. Também haverá outras ações, entre elas um pedágio sem fins lucrativos com distribuição de adesivos informativos no dia 14/09 no período da manhã e da tarde na rótula de entrada do Município.

Deixe seu comentário