ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL DE SÃO JOÃO DO SUL APRESENTA PLANO PLURIANUAL À COMUNIDADE |
MINISTÉRIO DA SAÚDE REGISTRA DÉFICIT NA VACINAÇÃO CONTRA A POLIOMIELITE E GRIPE

A falta de procura por vacinação coloca o Ministério da Saúde em Alerta e uma nova campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite estará acontecendo entre os dias 06 e 31 de agosto.
A poliomielite ou "paralisia infantil" é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. O déficit motor instala-se repentinamente e sua evolução, frequentemente, não ultrapassa três dias. Atinge, em geral, os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principal característica a flacidez muscular, com sensibilidade conservada e arreflexia no segmento atingido.
No Brasil, não há circulação de poliovírus selvagem desde 1990, em virtude do êxito da política de prevenção, vigilância e controle desenvolvida pelos três níveis do Sistema Único de Saúde (SUS).
Vírus da gripe
A cobertura da vacina contra a gripe este ano foi de 89% do público-alvo, mas cerca de 3,3 milhões de crianças e 493,7 mil grávidas, incluídas nos grupos de risco, ainda não estão imunizadas. Das 60 milhões de pessoas que fazem parte do grupo prioritário da campanha iniciada em abril, 6 milhões não se protegeram contra o vírus.
Os números preocupam porque a meta recomendada pelo Ministério da Saúde é de que 90% do público receba a vacina. Apesar de ela ainda estar disponível em alguns locais, o órgão destacou que este ano, até 06 de julho, foram registrados 4.226 casos de influenza em todo o País, com 745 mortes. Números preocupantes!
Obs.: Os pais que não vacinar seus filhos, podem até ser responsabilizados por negligência caso a criança venha a ser vitimada pela doença da qual não tiver sido imunizada. Vacinar os filhos é fundamental para a saúde, fique atento!
Nova campanha de vacinação
A ocorrência de centenas de casos confirmados de sarampo no País, sete deles só no Rio Grande do Sul, reativou o alerta em torno da doença, que desde 2014 não era registrada no Brasil. Diante disso, o Ministério da Saúde vai retomar uma campanha específica de vacinação contra o sarampo e a poliomielite entre os dias 06 e 31 de agosto, sendo o dia D no sábado (18).

Deixe seu comentário