MUNICÍPIO DE PRAIA GRANDE REÚNE A COMUNIDADE NA CAMINHADA DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

Com faixas, cartazes e palavras de ordem, a caminhada iniciou em frente ao Supermercado Assis Brasil e encerrou com concentração e pronunciamentos em frente à Igreja Matriz, de Praia Grande.
A Secretaria Municipal de Saúde de Praia Grande e a Associação Hospitalar Nossa Senhora de Fátima realizaram na manhã de sexta-feira, dia 27 de setembro, uma caminhada de prevenção ao suicídio. O evento contou com apoio da Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Educação, APAE, EEB Bulcão Viana, EBM Leonardo Pedro Tomaz e a comunidade.
Exibindo faixas, cartazes e palavras de ordem esplanadas pelo conselheiro tutelar Dilmar Rosa, lembrando da necessidade de conversar sobre o assunto e realizar ações de prevenção ao suicídio, a caminhada que iniciou na entrada da cidade em frente ao Super Mercado Assis Brasil, encerrou com concentração e pronunciamentos em frente à Igreja Matriz na Praça São Sebastião. Na oportunidade, o diretor do Hospital Nossa Senhora de Fátima, Jean Gonçalves, falou do aumento dos casos de depressão e que mais de 50% das pessoas internadas no hospital de Praia Grande atualmente estão com baixa autoestima e que este problema é gerado pela falta de diálogo e de compressão da família e da comunidade. O secretário Municipal de Saúde, Sandro, elogiou a ação realizada, agradeceu a presença e a colaboração de todos e disse que a Secretaria de Saúde está sempre disposta para ajudar a quem precisar. Já o médico do Hospital Dr. Giulio Milanez enalteceu o empenho da comunidade e pediu que a Secretaria Municipal de Saúde e a Associação Hospitalar Nossa Senhora de Fátima estejam sempre juntos em ações como esta para dar segurança e acompanhamento as pessoas que tanto necessitam de apoio e ressaltou que o hospital está sempre à disposição de quem necessitar. Também se manifestaram a vereadora Maria dos Santos e a professora da APAE Cenilda, falando da importância de dar apoio a causa, lembrando de tantas vidas que já foram ceifadas em Praia Grande por falta de atenção. Ainda se manifestou dando seu testemunho, a jovem Bruna Paganini, falando da depressão e suas consequências, citando sua própria situação de desespero e tentativa de suicídio até ser acolhida no Hospital de Praia Grande e receber apoio da Secretaria de Saúde. "Temos que acreditar em Deus, falar sobre o assunto com a família, com os amigos e procurar ajuda médica", concluiu Bruna.
Lembrando, o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos no Brasil.



Deixe seu comentário