logo RCN

NÃO COLOQUE SUA VIDA EM RISCO NESTE VERÃO

Observe as bandeiras presentes nas guaritas dos guarda-vidas.

Para um verão perfeito, o veranista deve ficar atento as sinalizações de área imprópria para banho. As praias contam com guarda-vidas e as tradicionais bandeiras amarela, vermelha e verde que indicam as condições do mar, devem serem observadas. Para melhor atender e orientar os banhistas sobre os cuidados que devem ter durante os momentos de lazer nos balneários, as guaritas terão salva-vidas treinados para guarnecer balneários, proteger banhistas e prevenir ocorrências de afogamentos.

A comunicação visual (bandeiras de guaritas) é uma das formas utilizadas, pelo guarda-vidas, para orientar os banhistas. As bandeiras presentes nas guaritas, cujas cores indicam os cuidados necessários, é um dos mais tradicionais métodos utilizados.

A bandeira VERDE indica mar tranquilo adequado para banho. O banho é indicado em condições moderadas, a inexistência ou poucas formações de buracos, e correntes fracas ou inexistentes.

A bandeira AMARELA indica mar com risco de afogamentos e acidentes. Existe necessidade de cuidados e atenção. Movimentos das águas com correntes médias e fortes, caracterizados pela formação de ondas médias e formação de buracos.

A bandeira VERMELHA indica faixa com alto risco de afogamento. Maior risco, uma vez que as águas do balneário apresentam movimentos caracterizados por sucessivas ondas grandes, com formação de valas e forte correnteza.

A bandeira PRETA indica risco de morte por afogamento ou por situações de perigo extremo, como tempestades e descargas elétricas. Será utilizada nos balneários quando o local e as condições de segurança sejam afetadas, recomendando o afastamento das pessoas.


VERÃO É TEMPO DE AUMENTAR OS CUIDADOS COM O AEDES AEGYPTI Anterior

VERÃO É TEMPO DE AUMENTAR OS CUIDADOS COM O AEDES AEGYPTI

FATMA DIVULGA 1º RELATÓRIO DE BALNEABILIDADE DE 2018 Próximo

FATMA DIVULGA 1º RELATÓRIO DE BALNEABILIDADE DE 2018

Deixe seu comentário