OUTUBRO ROSA MOVIMENTA A REGIÃO

O mês de prevenção do câncer de mama inicia com palestras, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite, consultas, avaliações e coletas de preventivo.
Começou está semana, a campanha "Outubro Rosa", caracterizado pela conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Esta campanha acontece com mais intensidade no mês de outubro e tem como símbolo o laço cor de rosa.
Em geral, a campanha em meios publicitários ou em atividades dentro de empresas tem um foco grande no autoexame, mas especialistas do ramo médico alertam que ele não é suficiente para a detecção precoce da doença. Tocar o próprio corpo e reconhecer sinais de possíveis mudanças é uma importante ferramenta de empoderamento da mulher frente à própria saúde, mas não substitui a mamografia, por exemplo.
O movimento começou a surgir em 1990 quando aconteceu a primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque, e desde então, promovida anualmente na cidade. Entretanto, somente em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como epicentro das ações.
OUTUBRO ROSA 2017 EM TORRES
Desde domingo, 1º de outubro, está sendo realizado em Torres a programação do Outubro Rosa, o mês de prevenção do câncer de mama, evento mundial de conscientização. A realização em Torres é da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com outras Secretarias Municipais, Centro de Referência da Mulher e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.
O câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente na mulher. Se descoberto em seu estágio inicial tem até 90% de chance de cura.
Como é possível descobrir a doença cedo, o autoexame, o autoconhecimento das mamas e outras dúvidas poderão ser esclarecidas nesta programação que se estende até o dia 28 de outubro em diferentes atividades. O evento compreende atividades gerais e outras específicas nas sete unidades de saúde: Vila São João, Curtume, São Francisco, São Jorge, São Brás, Rio Verde e Posto Central.
A abertura da programação foi realizada no domingo, dia 1º de outubro, durante o evento "Minha Prainha", onde foi realizado a Caminhada Rosa da Praça XV até a Prainha com distribuição de informativos. Dia 15 de outubro está prevista outra atividade já consagrada no Outubro Rosa, a Remada Rosa com saída às 09:00h do Campo de Golf e chegada no Rio Mampituba.
Também fazem parte da programação, do dia 1º à 26 de outubro, a gincana do Grupo da Maturidade Ativa do Sesc (arrecadação de produtos de higiene pessoal as apenadas do Presídio Feminino, que será entregue no dia 27). Nesta quinta-feira, (05), no Posto Central haverá Ação Conjunta: Saúde e Assistência Social - atividades exclusivas para as mulheres da Frente do Trabalho. Também estão agendadas palestras sobre a prevenção ao Câncer de Mama com a Drª Andreia Castro nos dias 07 e 21, e com a fisioterapeuta Júlia Engelmann. Nos dias 09, 11 e 13 serão realizados Testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite, coleta de CP e haverá distribuição de brindes e informativos das 14:00h às 22:00h.
ATIVIDADES EM SÃO JOÃO DO SUL
Vila Conceição: terças e quintas-feiras serão realizados atendimentos específicos e especializados para as mulheres, palestras, consultas e coletas de preventivo.
Vila Santa Catarina: Mutirão de Preventivos, pré-agendados pelas ACS nos dias 10, 17 e 24 de outubro pelos enfermeiros Daniel Rodrigues e Claudia Bitencourt e. Na mesma data também será realizada palestra e avaliação de detecção de Câncer Bucal com a odontóloga Francieli Lumertz e sua auxiliar, Bruna Boff
ESF Central: Além das palestras (data a definir) serão realizadas nas quintas e sextas-feiras a tarde, coleta de preventivo, "demanda espontânea".
PREVENÇÃO EM MAMPITUBA
Em Mampituba diversas atividades também estarão realizadas para conscientizar as mulheres da importância da prevenção. Também estarão sendo disponibilizadas cotas extras de "CP" preventivo, assim como as mamografias.

Deixe seu comentário