logo RCN
secom@torres.rs.gov.br

POSTO DE SAÚDE CENTRAL CONTA COM ALA PEDIÁTRICA EM TORRES

Com o propósito de acompanhar o sistema de atendimento na ala pediátrica do Posto de Saúde Central, o prefeito Carlos Souza e o vice-prefeito Fábio Amoretti visitaram o local, acompanhados da secretária de Saúde, Suzana Machado. Com a criação da ala, desde maio último, as crianças são melhor acolhidas ao necessitarem de atendimento médico. As consultas ocorrem de segunda a quinta-feira, e diariamente são atendidas mais de 30 crianças. 

De acordo com a secretária da Saúde, a Pediatria é uma especialidade que o município oferta através dos seus ESFs e Posto Central. Os médicos dos ESFs são médicos de família, que atendem desde o recém-nascido até o idoso, cabe a ele decidir se a criança precisa ir ou não ir a um Pediatra. Em Torres este acesso está liberado.

A Prefeitura oferece atendimento pediátrico no Posto Central, na ala pediátrica, de segunda a quinta-feira das 7h30min às 12h e das 13h às 18h. O agendamento no posto central é às terças-feiras, durante o dia todo. São atendidas quatro crianças por hora, com mais algum encaixe de última hora por turno. A ala pediátrica conta com sala de espera, sala de triagem, sala médica e sala de isolamento.

Em certas ocasiões, os médicos plantonistas do Pronto Atendimento 24 horas, solicitam uma avaliação da médica pediatra do Posto Central para discussão de caso. Se necessário, a criança é encaminhada ao Hospital Nossa Senhora dos Navegantes que é a referência para crianças em situação de URGÊNCIA e ou EMERGÊNCIA e que precisam de internação. 

A secretária informa ainda que sobre a questão de obrigatoriedade de Pediatra no PA, não temos pois não somos uma UPA. "Não nos enquadramos na portaria nº2.648 de 7 de novembro 2011, na qual redefine as diretrizes onde temos que ter uma população de área de abrangência de 50.000 a 100.000 habitantes. Somos gestão APS. Somente Atenção Básica, não vindo assim recursos de média e ou alta para atendimentos como especialidades"

ATENDIMENTO PEDIÁTRICO NOS ESFs:

ESF São Francisco: às segundas pela manhã

ESF Padre Luís: às sextas pela manhã

ESF Alberto João Miguel : às sextas pela tarde

ESF São Jorge: quartas pela manhã, de 15 em 15 dias

ESF São Brás: última sexta-feira do mês, todo o dia.


PROPOSTA DE FUSÃO DE MUNICÍPIOS TEM RESISTÊNCIA EM SC Anterior

PROPOSTA DE FUSÃO DE MUNICÍPIOS TEM RESISTÊNCIA EM SC

PARCERIA DA PREFEITURA COM MORADORES POSSIBILITA DRENAGEM NA RUA MAESTRO ANTÔNIO JOÃO RAMOS Próximo

PARCERIA DA PREFEITURA COM MORADORES POSSIBILITA DRENAGEM NA RUA MAESTRO ANTÔNIO JOÃO RAMOS

Deixe seu comentário