logo RCN
Assessoria de Comunicação

PRAIA GRANDE REDUZ DESPERDÍCIO DE ÁGUA EM QUASE MEIO MILHÃO DE LITROS POR DIA

Redução das perdas coloca Praia Grande abaixo da média nacional de desperdício de água.

Praia Grande deixou de desperdiçar aproximadamente 500 mil litros de água por dia após a recuperação e manutenção da rede de abastecimento realizada pelo Samae Água dos Canyons. Segundo o diretor-presidente da autarquia, João Luiz Custódio, há oito anos o índice de perdas de água tratada era de aproximadamente 60% na cidade.

O problema de perdas elevadas estava ligado a redes antigas e com diversos vazamentos. Para enfrentar a situação, o Samae mapeou os pontos críticos, substituiu trechos danificados e instalou tecnologias de monitoramento contínuo, permitindo identificar vazamentos rapidamente.

“É um serviço que muitas vezes não aparece, mas que é essencial. Se não tivesse sido feito, com certeza faltaria água na cidade. Com esse trabalho conseguimos reduzir o desperdício em quase 500 mil litros de água todos os dias. Uma economia que valoriza e protege o recurso natural e garante o abastecimento de água na cidade”, afirmou João Luiz Custódio.

Segundo João Luiz, além de garantir o abastecimento, a redução das perdas aumenta a eficiência do serviço público e diminui os gastos com o tratamento da água.

MÉDIA NACIONAL

No Brasil, o índice de perdas de água tratada chega a 37,78%, segundo estudo do Instituto Trata Brasil de 2024. Muitas cidades enfrentam problemas semelhantes devido à falta de manutenção de redes antigas e à dificuldade de monitoramento constante.

Com a intervenção do Samae, o índice de Praia Grande caiu para pouco mais de 20% em 2025.

ESCOLAS MUNICIPAIS DE MORRINHOS DO SUL RECEBEM NOVOS CHROMEBOOKS Anterior

ESCOLAS MUNICIPAIS DE MORRINHOS DO SUL RECEBEM NOVOS CHROMEBOOKS

SÃO JOÃO DO SUL RECEBE NOVO ÔNIBUS ESCOLAR PARA AMPLIAR O ACESSO À EDUCAÇÃO Próximo

SÃO JOÃO DO SUL RECEBE NOVO ÔNIBUS ESCOLAR PARA AMPLIAR O ACESSO À EDUCAÇÃO

Deixe seu comentário