logo RCN

PRAIA CENTRAL DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ ESTÁ IMPRÓPRIA PARA BANHO, APONTA IMA

Análise do IMA indica que toda a extensão está comprometida. Prefeitura contesta resultado, mas fará reunião com cidade vizinha de Camboriú para tratar de saneamento.

A Praia Central de Balneário Camboriú, no Litoral Norte catarinense, está imprópria para banho em toda a extensão, apontou o último relatório divulgado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA). Na terça-feira (29), a prefeitura do município e a de Camboriú devem fazer uma reunião para discutir saneamento, já que a cidade vizinha não possui rede de esgoto.

O relatório foi divulgado na sexta-feira (25), com amostras coletadas entre 21 e 25 de janeiro. No estado, 63,3% dos pontos analisados estão próprios para banho. 

Na Praia Central, dez pontos passaram por análise do IMA. A prefeitura de Balneário Camboriú contesta o resultado indicado pela Fatma, já que em paralelo ao órgão ambiental, também faz coleta e análise com a Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa). 

"Nós fazemos as coletas nas quartas-feiras e o resultado sai na quinta ou sexta-feira. Mas o IMA faz a coleta na segunda", disse a secretária de Meio Ambiente, Maria Heloísa Furtado Lenzi. 

No relatório municipal, apenas o local de saída do Rio Marambaia está poluído. Segundo a prefeitura, a análise do IMA ocorreu após chuvas, afetando por isso todos os pontos. 

Segundo a Emasa, parte do problema de poluição são as ligações clandestinas de esgoto. Desde o fim de 2018, eles lacraram dez saídas irregulares na Bacia do Rio Marambaia. 

Reunião 

As prefeituras de Balneário Camboriú e Camboriú farão uma reunião na terça-feira com a Emasa para tentar resolver o problema de saneamento da região. Conforme a Emasa, Balneário Camboriú tem 95% do território com rede de esgoto, mas a cidade vizinha não tem rede coletora.

"A ideia inicial da Emasa é que para que nós possamos auxiliar nesse processo, ou até mesmo vir a fazer as obras, que seja feito um grande consórcio entre a prefeitura de BC, a prefeitura de Camboriú e a Emasa", disse o diretor da companhia, Douglas Beber.

VACINAÇÃO ESTENDIDA DA FEBRE AMARELA EM SC TEM APENAS 10% DA PROCURA ESPERADA Anterior

VACINAÇÃO ESTENDIDA DA FEBRE AMARELA EM SC TEM APENAS 10% DA PROCURA ESPERADA

PREFEITURA DE FLORIANÓPOLIS QUER PRIORIZAR TRÁFEGO DE ÔNIBUS NA PONTE HERCÍLIO LUZ APÓS REFORMA Próximo

PREFEITURA DE FLORIANÓPOLIS QUER PRIORIZAR TRÁFEGO DE ÔNIBUS NA PONTE HERCÍLIO LUZ APÓS REFORMA

Deixe seu comentário