PRESIDENTE LULA SANCIONA ISENÇÃO DE IR PARA QUEM GANHA ATÉ DOIS SALÁRIOS MÍNIMOS |
PRAIA CENTRAL DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ ESTÁ IMPRÓPRIA PARA BANHO, APONTA IMA

Análise do IMA indica que toda a extensão está comprometida. Prefeitura contesta resultado, mas fará reunião com cidade vizinha de Camboriú para tratar de saneamento.
A Praia Central de Balneário Camboriú, no Litoral Norte catarinense, está imprópria para banho em toda a extensão, apontou o último relatório divulgado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA). Na terça-feira (29), a prefeitura do município e a de Camboriú devem fazer uma reunião para discutir saneamento, já que a cidade vizinha não possui rede de esgoto.
O relatório foi divulgado na sexta-feira (25), com amostras coletadas entre 21 e 25 de janeiro. No estado, 63,3% dos pontos analisados estão próprios para banho.
Na Praia Central, dez pontos passaram por análise do IMA. A prefeitura de Balneário Camboriú contesta o resultado indicado pela Fatma, já que em paralelo ao órgão ambiental, também faz coleta e análise com a Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa).
"Nós fazemos as coletas nas quartas-feiras e o resultado sai na quinta ou sexta-feira. Mas o IMA faz a coleta na segunda", disse a secretária de Meio Ambiente, Maria Heloísa Furtado Lenzi.
No relatório municipal, apenas o local de saída do Rio Marambaia está poluído. Segundo a prefeitura, a análise do IMA ocorreu após chuvas, afetando por isso todos os pontos.
Segundo a Emasa, parte do problema de poluição são as ligações clandestinas de esgoto. Desde o fim de 2018, eles lacraram dez saídas irregulares na Bacia do Rio Marambaia.
Reunião
As prefeituras de Balneário Camboriú e Camboriú farão uma reunião na terça-feira com a Emasa para tentar resolver o problema de saneamento da região. Conforme a Emasa, Balneário Camboriú tem 95% do território com rede de esgoto, mas a cidade vizinha não tem rede coletora.
"A ideia inicial da Emasa é que para que nós possamos auxiliar nesse processo, ou até mesmo vir a fazer as obras, que seja feito um grande consórcio entre a prefeitura de BC, a prefeitura de Camboriú e a Emasa", disse o diretor da companhia, Douglas Beber.

Deixe seu comentário