PRAZO PARA O ALISTAMENTO MILITAR OBRIGATÓRIO TERMINA NESTA SEGUNDA-FEIRA (30) |
PREFEITURA RECEBE GOVERNADOR EM EXERCÍCIO E REFORÇA APOIO ÀS FAMÍLIAS APÓS ACIDENTE COM BALÃO

O acidente com balão em Praia Grande reforça a necessidade urgente da regulamentação da atividade comercial do balonismo por parte da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Após o acidente trágico com o balão que vitimou 08 pessoas em Praia Grande, na manhã de sábado (21), o prefeito Municipal, Elisandro Machado (Fanica) e o vice-prefeito Elizeu Colonão receberam no domingo (22) no gabinete da Prefeitura o governador em exercício do Estado de Santa Catarina, Francisco Oliveira Neto. A reunião contou com a presença do secretário de Segurança Pública do Estado, Flavio Graff, dos deputados Zé Milton (Estadual) e Geovania de Sá (Federal), e teve como foco principal o fortalecimento do apoio às famílias envolvidas no acidente, além da articulação de medidas para segurança e preservação da atividade turística no Município.
Desde o momento do ocorrido, a Prefeitura de Praia Grande, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Polícia Militar, da Polícia Civil e da Polícia Científica, tem atuado de forma integrada para oferecer atendimento humanitário e investigar as circunstâncias do acidente. A estrutura de resposta emergencial permanece mobilizada, prestando acolhimento psicológico, orientação jurídica e assistência social às vítimas e seus familiares.
Durante a reunião, o prefeito Fanica destacou a importância da regulamentação da atividade comercial do balonismo por parte da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), órgão federal responsável por normatizar e fiscalizar a aviação civil no Brasil. Ele reforçou a necessidade de um suporte técnico mais efetivo para aprimorar os protocolos de segurança relacionados aos voos turísticos.
Segundo o prefeito, além de ser uma questão humanitária e de proteção à vida, a regulamentação é essencial para garantir a continuidade de uma das atividades econômicas mais relevantes para Praia Grande, preservando o desenvolvimento do turismo com responsabilidade e planejamento. “O balonismo é hoje um dos principais motores da economia local de Praia Grande, movimentando diretamente o setor de turismo e, de forma indireta, diversas outras áreas do comércio e serviços. Com mais de 30 empresas de balonismo em operação e uma média de 600 voos por mês, a cidade recebe turistas de todo o Brasil em busca das experiências únicas que os voos com a vista dos cânions oferecem. A rede hoteleira conta com mais de 250 meios de hospedagem e o fluxo de visitantes gera impacto direto em pousadas, restaurantes, agências de turismo, guias locais e lojistas. Precisamos de proteção e regulamentação urgente para continuar trabalhando e se desenvolvendo”, destacou o prefeito.
Também participaram do encontro, o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi Silva e representantes da área da saúde de Praia Grande e demais autoridades municipais.

Deixe seu comentário