COMANDO DA POLÍCIA MILITAR DA 2ª COMPANHIA APRESENTA O PROGRAMA REDE RURAL DE SEGURANÇA NA REGIÃO |
A Secretaria de Saúde de São João do Sul, por meio do Núcleo da Saúde da Mulher, realizou nos dias 22 e 23 de julho o primeiro mutirão para colocação de DIU (dispositivo intrauterino) na rede municipal de saúde, beneficiando 25 mulheres do município.
Antes da colocação do dispositivo, todas as mulheres passaram por um protocolo de avaliação, para verificar se se enquadravam no perfil indicado para a colocação do DIU gratuitamente. Somente após essa triagem foi feita a colocação do método contraceptivo.
O DIU é um método contraceptivo seguro, eficaz e de longa duração. Ele é inserido no útero por um profissional de saúde e pode proteger contra a gravidez por até 10 anos, sem necessidade de manutenção constante. Além disso, o DIU de cobre não contém hormônios e não interfere na fertilidade após a retirada, sendo uma ótima opção para quem busca praticidade e segurança.
Essa ação faz parte de um programa que une esforços do Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, Governo Estadual e Governo Municipal. O DIU de cobre utilizado no mutirão é disponibilizado pelo Ministério da Saúde.
Durante o procedimento, a enfermeira do município, Mariza Fraga, contou com o apoio das doutoras Luciane D’Avila e Laís Antunes, que ministraram a capacitação e acompanharam as etapas de colocação, em uma ação apoiada pela Deputada Federal Ana Paula Lima.
Os exames de ultrassonografia necessários, todo o acolhimento e o atendimento especializado foram oferecidos pelo município, garantindo um serviço completo e humanizado.
O DIU é totalmente gratuito e está disponível para as mulheres de São João do Sul que se enquadrem nos critérios definidos, reforçando o compromisso da administração municipal em promover a saúde da mulher, ampliar o acesso ao planejamento familiar e garantir mais autonomia e qualidade de vida para todas.
Para saber mais informações, vá até a unidade de saúde mais perto da sua casa, ou converse com sua agente comunitária de saúde.




Deixe seu comentário