logo RCN

QUARESMA É TEMPO DE PENITÊNCIA, ORAÇÃO E PREPARAÇÃO PARA A PÁSCOA

A Quaresma de 2026 na Diocese de Criciúma iniciou na Quarta-feira de Cinzas, 18 de fevereiro, marcando o início do período de 40 dias de penitência, oração e preparação para a Páscoa.
Na quarta-feira de cinzas, todas as paróquias realizaram missas com a imposição das cinzas, incluindo celebrações presididas pelo Bispo Diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach, na Catedral São José. A Quaresma começa nesse dia 18 de fevereiro e termina na Quinta-Feira Santa, imediatamente antes da missa da Santa Ceia, também conhecida como Missa de Lava-Pés, realizada à tarde ou à noite. Neste ano, portanto, o período se encerra na tarde de 02 de abril.
Como diz nosso Senhor Jesus Cristo através do profeta Joel, "voltai para mim com todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos; rasgai o coração, e não as vestes" (Jl 2,12-13).
CNBB lança a Campanha da Fraternidade 2026
Na Igreja Católica no Brasil, durante a Quaresma, também é realizada a Campanha da Fraternidade.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou no dia 18 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas, em sua sede, em Brasília (DF), a cerimônia oficial de abertura da Campanha da Fraternidade 2026, que neste ano propõe à Igreja e à sociedade a reflexão sobre a moradia como condição essencial para a dignidade humana.
Com o tema “Fraternidade e Moradia” e o lema “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14), a Campanha quer iluminar, à luz do Evangelho, a realidade de milhões de brasileiros que ainda não têm acesso a uma casa adequada. A escolha do tema acolhe sugestão da Pastoral da Moradia e Favelas e reforça o compromisso histórico da Igreja com a defesa dos direitos sociais e da justiça.
A CF 2026 chama atenção para dados alarmantes da realidade habitacional brasileira: 6,2 milhões de famílias não têm moradia adequada e cerca de 328 mil pessoas vivem em situação de rua. Para a Campanha, a casa é a porta de entrada para todos os demais direitos. Sem moradia, faltam segurança, saúde, educação e dignidade. Inspirada na Encarnação de Cristo – “Ele veio morar entre nós” -, a proposta convida à conversão pessoal e social.

MORRINHOS DO SUL: PREFEITO EM EXERCÍCIO PARTICIPA DE REUNIÃO SOBRE  A PAVIMENTAÇÃO DA RS-453 ENTRE TORRES E MAMPITUBA Anterior

MORRINHOS DO SUL: PREFEITO EM EXERCÍCIO PARTICIPA DE REUNIÃO SOBRE A PAVIMENTAÇÃO DA RS-453 ENTRE TORRES E MAMPITUBA

ABONO SALARIAL DO PIS/PASEP  COMEÇA A SER PAGO Próximo

ABONO SALARIAL DO PIS/PASEP COMEÇA A SER PAGO

Deixe seu comentário