logo RCN
MEIO AMBIENTE

QUEIMADAS EM SÃO JOÃO DO SUL CAUSAM TRANSTORNOS E PREJUÍZOS À POPULAÇÃO

  • Maik Borba -

O município de São João do Sul vem sofrendo nos últimos dias com as queimadas no local conhecido como baixada do Piritú, que se estende entre as comunidades de Sertão do Piritú, Olho D´água, Vila Conceição e Três Coqueiros.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, que vem monitorando a queimada a mais de 02 dias, o local não tem acesso de veículos, impossibilitando a chegada das viaturas de combate. Além disso, mesmo com o apoio da Prefeitura Municipal de São João do Sul, que cedeu uma retroescavadeira e um trator para ajudar no combate, não foi possível chegar ao local, devido as dificuldades de acesso pelo banhado. Os bombeiros ainda lembram que o local é uma área turfa, ou seja, é uma matéria orgânica, que queima facilmente, inclusive na parte debaixo da terra. Aliado a isso, o tempo seco e a longa estiagem contribuíram para que o fogo se alastrasse.

O incêndio tem causado prejuízos também as fecularias da região, que fazem a secagem do polvilho, tendo em vista que não há como espalhar o polvilho, pois além do forte odor de fumaça, as cinzas têm se espalhado por várias comunidades, inclusive no Centro de São Joao do Sul.

Outro problema ocasionado pela queimada, é a baixa visibilidade para motoristas, principalmente próximo a Ponte do Piritú, na SC-290, onde mesmo com a sinalização colocada pela Polícia Militar durante a madrugada desta quinta-feira (04), alguns motoristas acabaram se perdendo em meio a fumaça, vindo a se acidentar. A fumaça também já pode ser sentida em municípios vizinhos, como Torres e Passo de Torres.

Nesta manhã de quinta-feira, os Bombeiros foram novamente ao local, juntamente com a equipe da Secretaria de Obras, para continuar monitorando, sendo que com a ajuda de um drone conseguiram mapear a área que está queimando e os locais de possível acesso para o combate ao fogo.

Cabe salientar que as autoridades ambientais já foram acionadas, devendo apurar a origem do incêndio, se foi natural ou criminoso. Podendo inclusive além de multar, indiciar criminalmente os infratores, caso o fogo tenha sido ateado.


CÉU DE TORRES GANHA AINDA MAIS COR COM BALÃO DA ULBRA Anterior

CÉU DE TORRES GANHA AINDA MAIS COR COM BALÃO DA ULBRA

MOISÉS PROCESSA JESSÉ LOPES POR INJÚRIA, DIFAMAÇÃO E DANOS MORAIS Próximo

MOISÉS PROCESSA JESSÉ LOPES POR INJÚRIA, DIFAMAÇÃO E DANOS MORAIS

Deixe seu comentário