logo RCN
Assessoria de Comunicação Agecom

RELATÓRIOS DE GOVERNANÇA ENTREGUES PELA UNESC TRAÇAM CAMINHOS PARA O FUTURO DOS MUNICÍPIOS DO EXTREMO SUL

A Unesc realizou, nesta quarta-feira (24/6), o encerramento e a entrega dos relatórios de governança do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico dos municípios da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc). O encontro, sediado na Unesc Araranguá, reuniu representantes dos 15 municípios participantes e marcou a conclusão da segunda e última fase do projeto, iniciado em 2022. 

A etapa final do projeto concentrou-se na estruturação e implementação da governança dos planos em âmbito municipal, com a definição de cronogramas e mecanismos para acompanhamento das ações estratégicas.

Os relatórios foram elaborados de forma colaborativa entre a Universidade, gestores públicos e lideranças regionais, consolidando diagnósticos, prioridades e diretrizes para o desenvolvimento sustentável dos municípios. O material servirá como instrumento de apoio ao planejamento e à tomada de decisões nos próximos anos.

A programação contou com a presença de prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e representantes de entidades e instituições parceiras, que acompanharam a entrega oficial dos documentos.

Durante o encontro, também foram apresentadas iniciativas estratégicas que fortalecem o desenvolvimento regional, como o programa Integratur e o Escritório de Projetos, evidenciando a atuação integrada da Unesc no apoio técnico e institucional aos municípios da Amesc.

A reitora em exercício da Unesc, Gisele Silveira Coelho Lopes, destacou o potencial estratégico do território e a importância da construção coletiva. Ela ressaltou que a região, localizada entre a serra e o mar e cortada pela BR-101, importante eixo logístico, possui forte vocação para o desenvolvimento econômico e social.

Segundo Gisele, desde 2019 a Universidade já identificava o potencial da Amesc em estudos socioeconômicos realizados na região. “Costumo dizer que a Amesc é como uma pedra preciosa que precisava ser lapidada. E oportunidades não surgem ao acaso; elas precisam ser construídas coletivamente”, afirmou.

“Desenvolvemos um processo de diagnóstico das potencialidades e dos desafios da região, ouvindo a população, visitando os 15 municípios e promovendo um grande movimento de participação social. A sociedade civil organizada, o poder público, lideranças e a comunidade participaram desse processo. Conseguimos, assim, extrair os sonhos e as aspirações de cada município e do território como um todo”, disse.

“Desde o início, assumimos o compromisso de não apenas elaborar um plano, mas de criar as condições necessárias para que ele fosse executado. E governança não se faz apenas com documentos. Governança exige engajamento permanente das forças vivas da sociedade, compromisso coletivo e disposição para transformar projetos em realidade. Porque este território possui inúmeras oportunidades, e cabe a nós transformá-las em desenvolvimento e qualidade de vida para as próximas gerações”, concluiu Gisele.

 Planejamento, dados e visão regional

A gerente de Inovação e Empreendedorismo da Unesc e responsável pelo Centro de Inovação Criciúma (CRIO), Elenice Padoin Juliani Engel, destacou que o papel da Universidade vai além da produção acadêmica. “O plano provocou uma reflexão sobre como pensar os municípios para os próximos dez anos. Agora é o momento de torná-lo executivo”, afirmou.

O coordenador do projeto, professor Ricardo Pieri, reforçou que o trabalho se baseia em dois pilares, o diagnóstico técnico dos municípios e a estruturação da governança para execução das ações. Ele destacou ainda que o turismo aparece como principal vetor de desenvolvimento na maioria dos municípios da Amesc, embora com diferentes vocações, como litoral, agronegócio e novas rotas turísticas.

“Todos os municípios se reconheceram na visão de futuro construída. A Unesc coordenou o processo, mas quem definiu os caminhos foi a própria população”, afirmou.

 Lideranças regionais destacam impacto do planejamento

O diretor executivo da Amesc, Francisco Dielo, afirmou que os relatórios oferecem um direcionamento estratégico fundamental para a gestão pública.

Segundo ele, os documentos permitem uma leitura aprofundada da realidade regional e contribuem para decisões mais assertivas. “A região tem apresentado crescimento contínuo e esses planos são essenciais para orientar políticas públicas”, disse.

O presidente da Amesc, prefeito de São João do Sul, Alex Sandro Pereira Bianchini, também destacou a relevância do trabalho integrado.

O prefeito de Santa Rosa do Sul, Almides Roberg Silva da Rosa, ressaltou a participação popular na construção do plano e afirmou que o documento funciona como uma “bússola” para o futuro do município.

O prefeito de Passo de Torres, Valmir Augusto Rodrigues, destacou o caráter participativo do processo e afirmou que o planejamento permitirá avanços significativos em áreas como turismo, saúde e mobilidade.

A vice-prefeita de Morro Grande, Tatiane Fenali, reforçou a importância da construção coletiva e afirmou que os resultados do planejamento serão colhidos nos próximos anos.

O prefeito de Jacinto Machado, Sander Just, destacou o fortalecimento das parcerias institucionais e afirmou que o desenvolvimento regional depende da atuação integrada entre os municípios.

O vice-prefeito de Balneário Gaivota, Jonatã Coelho dos Santos, ressaltou a parceria com a Unesc e afirmou que o futuro do território deve ser construído a partir de decisões tomadas no presente.

O presidente da Aciva, Jadiel Boza Della Vechia, reforçou a importância da Universidade para o desenvolvimento do Extremo Sul catarinense e destacou o compromisso da entidade com o crescimento regional.

 Integração e continuidade

O trabalho de levantamento e análise dos dados foi realizado pelo Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico e Inovação da Unesc, responsável pela sistematização de indicadores e apoio técnico aos municípios.

Além dos 15 relatórios individuais, o projeto contempla um plano regional integrado, voltado ao fortalecimento conjunto do Extremo Sul catarinense.

A iniciativa foi realizada pela Unesc em parceria com a Amesc e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

 

RELATÓRIOS DE GOVERNANÇA ENTREGUES PELA UNESC TRAÇAM CAMINHOS PARA O FUTURO DOS MUNICÍPIOS DO EXTREMO SUL Anterior

RELATÓRIOS DE GOVERNANÇA ENTREGUES PELA UNESC TRAÇAM CAMINHOS PARA O FUTURO DOS MUNICÍPIOS DO EXTREMO SUL

MORRINHOS DO SUL REALIZA RECOLHIMENTO DE 31 BAGS DE EMBALAGENS DE AGROTÓXICOS Próximo

MORRINHOS DO SUL REALIZA RECOLHIMENTO DE 31 BAGS DE EMBALAGENS DE AGROTÓXICOS

Deixe seu comentário