SANTA CATARINA PRETENDE FORMAR MAIS DE 28 MIL PROFISSIONAIS DA SAÚDE NOS PRÓXIMOS ANOS PELO PROGRAMA UNIVERSIDADE GRATUITA

-
Marco Fávero / SECOM -
São 9.466 alunos cursando psicologia, outros 9.433 matriculados em medicina e 9.429 estudando enfermagem.
Além de proporcionar oportunidades para quem mais precisa, o Universidade Gratuita também é um programa de desenvolvimento de áreas prioritárias para Santa Catarina. Somente em 2024, o Governo do Estado beneficiou 28.328 estudantes na área da Saúde, com os cursos de psicologia, medicina e enfermagem.
São 9.466 alunos cursando psicologia, outros 9.433 matriculados em medicina e 9.429 estudando enfermagem.
O Estado pagará as mensalidades até o último semestre do curso em que estão matriculados. Como contrapartida, os estudantes deverão prestar serviço à população após a conclusão do curso, no total de até 480 horas, que devem ser cumpridas em até dois anos. Cerca de 50 mil estudantes já foram beneficiados pelo programa em dois anos.
O Universidade Gratuita é direcionado às instituições fundacionais, presentes em Santa Catarina há muitos anos, e que não possuem fins lucrativos. Ao todo, são 14 instituições universitárias presentes em todas as regiões do estado e cadastradas no programa, em que os estudantes matriculados podem se inscrever e concorrer ao benefício, quando o cronograma estiver aberto.
Os futuros profissionais da Saúde beneficiados pelo Universidade Gratuita devem seguir os critérios de adesão para ter direito à integralidade do pagamento de suas mensalidades. Até 2026, a expectativa é que o investimento no programa Universidade Gratuita supere R$ 1,2 bilhão, beneficiando até 70 mil estudantes.
Além disso, o programa prevê que os beneficiados retribuam o incentivo recebido, com horas trabalhadas na área escolhida. A contrapartida pode ser paga depois do estudante estar formado e a quantidade de horas trabalhadas leva em conta o número de semestres que o aluno cursou.


Deixe seu comentário