ESTADO MAIS SEGURO DO PAÍS: ÍNDICE DE HOMICÍDIO EM SC NO MÊS DE AGOSTO É O MENOR DOS ÚLTIMOS 18 ANOS |
SÃO JOÃO DO SUL: CENTENAS DE FIÉIS PRESTAM HOMENAGEM AO FREI ADERCIDE

Fé e devoção marcaram a caminhada até o Oratório Frei Adercide, na comunidade de Querência, São João do Sul.
Na manhã de sábado, 19 de fevereiro, foi realizada a tradicional caminhada em homenagem ao Frei Adercide, reunindo centenas de fiéis no Oratório Frei Adercide, situado no Morro da Querência, em São João do Sul.
Devido a pandemia do Coronavírus, as pessoas preferiram evitar aglomeração e iniciaram a caminhada em blocos, desta forma, todos puderam fazer a procissão e também manter os cuidados de prevenção à Covid-19.
Desde cedo centenas de pessoas saíram de suas casas e se deslocaram até o Morro da Querência, onde está sepultado o santo padre, para a missa que foi realizada às 08:00h, celebrada pelo pároco da Paróquia São João Batista, padre Davi Paulo Coelho.
Frei Adercide
Devoto da Virgem Maria e do hábito capuchinho, Frei Adercide dos Santos Silva, nasceu na localidade de Costãozinho, município de Mampituba, no dia 30 de setembro de 1955. Ainda criança passou a residir em Praia Grande, junto com seus pais, Antônio e Anselma. Aos 18 anos ingressou no Convento São Francisco, em Garibaldi (RS) e, aos 25 anos fez o noviciado em Marau (RS). Após cursar filosofia e teologia, foi ordenado sacerdote no dia 02 de fevereiro de 1986, pelo bispo Dom Osório Bebber, na Paróquia São Sebastião, em Praia Grande. Recém ordenado, foi nomeado vigário paroquial em Ibiraiaras (RS) e, em seguida, pároco na Paróquia São João Batista, em São João do Sul. Se destacou pela resignação e paciência diante da doença que o levou a morte e por tudo que fez em vida, vivendo intensamente seu lema sacerdotal, dizendo: "O Filho do Homem veio, não para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate de muitos" (Mt 20,28). Também foi reconhecido pela oração, devoção a Nossa Senhora e pelo carinho e dedicação ao povo.
Frei Adercide aprendeu desde cedo a conviver com sua saúde debilitada e no dia 19 de fevereiro de 1992, aos 37 anos de idade, faleceu, vítima de hepatite crônica e viral. A mesma enfermidade já havia ceifado a vida dos pais e de sua irmã Lúcia.
No ano seguinte da sua morte, deu-se início em São João do Sul a caminhada em direção ao Cemitério Municipal de Praia Grande onde o frei estava sepultado. Centenas de pessoas percorriam os 17 quilômetros, distância que separa São João do Sul da cidade vizinha, para render homenagens ao frei. Atualmente Frei Adercide está sepultado no Morro da Querência, em São João do Sul, local privilegiado pela natureza, numa extensão de 02 hectares de terra, doados pelo senhor Alcides Machado, que foi preparada para receber os devotos do Frei Adercide dos Santos Silva, todos os anos.
Agradecimentos
Sandro Bendo, em nome da Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Querência, mantenedora do Oratório Frei Adercide, agradeceu o apoio da Administração Municipal, da Paróquia São João Batista e de todas as pessoas que colaboram de forma voluntária, na manutenção do espaço religioso, que demanda de grandes cuidados, por se tratar de um local amplo e de rico contato com a natureza. Ele ainda agradeceu a todos os fiéis que participaram da caminhada, missa e também a quem esteve visitando o local durante todo o dia, renovando seus votos ou mesmo agradecendo por uma graça alcançada.
Por fim, o presidente lançou uma campanha para substituição das placas das estações do Oratório, sendo que já foram instalados três vidros com adesivos, em substituição a lona que estava sendo usada, com o objetivo de proporcionar uma maior durabilidade. Quem tiver interesse em colaborar na substituição das placas, pode procurar o presidente Sandro Bendo ou diretamente na Paróquia São João Batista.





Deixe seu comentário