SÃO JOÃO DO SUL COMEMORA ANIVERSÁRIO DE 59 ANOS DE EMANCIPAÇÃO

O Município está em franca expansão econômica e social com crescimento da diversificação agrícola, agropecuária e a produção industrial do polvilho, industrialização de madeiras e o turismo rural.
Fundado no dia 20 de dezembro de 1961, o município de São João do Sul, localizado no extremo Sul de Santa Catarina comemorou no último domingo (20), o 59º aniversário de emancipação político administrativa. Os primeiros habitantes de São João do Sul segundo a história foram os indígenas que de forma discreta, contribuíram para o povoamento da região. Os alemães chegaram em 1826, os descendentes açorianos em 1870 e os italianos já no século XX. O Município é composto atualmente por uma população miscigenada, dada à mistura entre os grupos étnicos formadores e outros da população em geral que vem se instalando no Município.
Conta a história que em 1860, existia na atual sede do Município, um pequeno povoado denominado Passo do Sertão, nome dado devido a passagem que havia junto à atual ponte sobre o Rio, sendo que no início a passagem era dada por canoa, depois por balsa, caminho este que mergulhava num intermito sertão. Em 1870, os imigrantes açorianos, provenientes da Ilha dos Açores, chegaram trazendo sua própria cultura que teve influencias significativas para o aspecto cultural do território.
A colonização efetiva surgiu por volta de 1900 com as famílias Emerim, Borba, Lummertz e Abel, entre outras descendentes de alemães e portugueses. Foram esses imigrantes que diversificaram a cultura da região e iniciaram o desenvolvimento da agricultura.
Em 1891, devido ao seu progresso com 55 edifícios residenciais, Passo do Sertão como era denominado, foi elevado à categoria de sede do distrito, instituindo-se 2º distrito do Município de Araranguá. Em 1938 foi elevado a categoria de Vila Passo do Sertão e transferiu o distrito de Passo do Sertão do município de Araranguá para o Sombrio. No entanto, em 20 de dezembro de 1961, o distrito foi elevado à situação de Município através da Lei nº 801, com denominação de São João do Sul, em homenagem ao Santo Padroeiro, São João Batista.
Atualmente São João do Sul conta com uma população estimada em 7.315 habitantes, sendo um Município em franca expansão econômica e social, destacando-se na diversificação da produção agrícola de arroz, fumo, mandioca, feijão, abacaxi e maracujá; criação de bovinos, suínos, aves e cresce a produção industrial do polvilho azedo de mandioca, industrialização de madeiras, turismo rural, entre outras atividades.
O município é administrado atualmente pelo prefeito Moacir Francisco Teixeira e o vice-prefeito Edson Pereira Trajano e tem no Legislativo Municipal os vereadores Sergio Luiz dos Santos (presidente - PSDB), Michelly Scheffer Machado Cardoso (PSDB), Miguel da Silva Teixeira (MDB), Natanael Cândido Vieira (Tael - MDB), José Lucas Delfino (Jusa - PSD), Donizete Pereira Alexandre (MDB), Roni Marinho Farias (PSD), Cristiani Lima Scandolara da Silva (PP) e Wanderbilt Pereira Raupp (Vandi - MDB).
São João do Sul limita-se ao Sul com o estado do Rio Grande do Sul (Torres e Mampituba), ao Norte com os municípios de Santa Rosa do Sul e Jacinto Machado, ao leste com o Município de Passo de Torres e ao oeste com Praia Grande.


Deixe seu comentário