SARGENTO RICARDO VIEIRA DOS SANTOS EXPLANA SOBRE O CORPO DE BOMBEIROS DE PASSO DE TORRES

Ele está cobrindo as férias do comandante do quartel de Passo de Torres, 1º sargento André Carreira.
Natural de Lages, o 3° sargento Ricardo Vieira dos Santos, tem 37 anos de idade e é casado com a cabo Janaina Candia Costa, que também atua no quartel dos Bombeiros em Passo de Torres.
Ricardo que ingressou nos Bombeiros em 2012, possui 11 anos de experiência em sua terra natal e também posteriormente em Florianópolis, passou a integrar o quadro de Bombeiro Militar em Passo de Torres em maio deste ano onde está como responsável pelo quartel de Passo de Torres até o dia 15 de agosto, cobrindo as férias do comandante 1º sargento André Carreira.
O atual comandante do quartel de Bombeiros Militar de Passo de Torres, que também é instrutor de atendimento pré-hospitalar em Florianópolis, destacou os trabalhos realizados pela corporação na região, lembrando que neste ano de 2025, já foram registradas 312 ocorrências em Passo de Torres, sendo 70% delas na ordem de atendimento pré-hospitalar, a ocorrência mais solicitada. Em São João do Sul, foram registradas 50 ocorrências, e chama a atenção que 20% desses foram atendimentos que estavam ligados à acidentes na Rodovia SC-290. Já em Praia Grande, até o momento foram registradas 35 ocorrências.
Projetos
Entre os programas e projetos, destacam-se o Programa Bombeiro Mirim que iniciará em setembro com a primeira turma em Passo de Torres, para 50 alunos do 4° ano da Rede Municipal de Ensino, através de uma parceria com a Prefeitura Municipal e Secretaria de Educação. Este programa também tem previsão para ser executado em 2026 nos municípios de Praia Grande e São João do Sul e nele serão abordados temas relacionados a prevenção de acidentes na infância e adolescência.
O já tradicional Programa Golfinho, que tem como objetivo a prevenção de acidentes em ambientes aquáticos, que também acontece nas escolas, está programado para os meses de outubro e novembro, está previsto para os municípios de Passo de Torres, São João do Sul e Praia Grande em parceria com as secretarias de educação locais.
Quartel
Atualmente o quartel de Passo de Torres conta com 12 bombeiros militares, entre expediente e serviço operacional, 28 bombeiros comunitários e 01 agente civil, que atuam de forma escalonada para que o Corpo de Bombeiros esteja 24 horas de prontidão para auxiliar nas mais diversas ocorrências.
A guarnição tem à disposição 01 caminhão ABTR, 01 ambulância ASU, 01 viatura 4x4, 01 bote inflável e 01 moto aquática, além de 02 viaturas administrativas, que são utilizadas em ações preventivas, como vistorias e PPCI, além de palestras em escolas.
“O Corpo de Bombeiros do Passo de Torres está a disposição de toda a comunidade através do telefone 193. Estamos sempre em prontidão com profissionais qualificados para agir em qualquer situação de emergência. Quando os segundos contam, contem com a gente”, sargento Ricardo Vieira dos Santos.

Deixe seu comentário