logo RCN

SC TEM MENOR SAFRA DE MILHO DA HISTÓRIA

  • Divulgação -

A estiagem e o ataque de pragas e doenças trouxeram perdas superiores a 27%

egundo o Boletim Agropecuário, divulgado pela Epagri, Santa Catarina terá a menor safra de milho da série histórica. A produção estimada em 1.8882.901,75 toneladas no ciclo 2020/21. Entre os fatores que contribuíram para esta baixa de 27% em relação à safra anterior, estão a estiagem e o ataque de pragas como a cigarrinha e doenças. São cerca de 700 mil toneladas a menos.

Considerando a safra 2016/17 (a maior produtividade do período) em relação a 2020/21 (a menor produtividade do período), observa-se uma redução da área de cultivo de 9,26% e retração da produção de 41,4%. Com esse volume produzido, Santa Catarina vai precisar importar cerca de 5,5 milhões de toneladas de milho para atender à demanda de 7,3 milhões de toneladas.

Nas últimas quatro safras mesmo mantendo a área cultivada estável em torno de 330 mil hectares, as condições climáticas têm determinado a redução do rendimento e por consequência da produção total de grãos. Cabe ressaltar que o estado possui uma demanda de 7,3 milhões de toneladas (estimativa em 2020) para suprir os setores da produção de suínos, aves e bovinos (leite e corte). Com a atual produção será necessário importar de outros estados e países cerca de 5,5 milhões de toneladas para suprimento em 2021.

Em Santa Catarina os preços do milho se mantêm em patamares elevados, com a cotação ao produtor sendo de R$ 84,98/sc na média mensal de junho. Nos demais estados, os valores estão se estabilizando, com a expectativa do período de colheita. Em função da menor disponibilidade interna do produto, as cotações devem permanecer elevadas até fim do ano, acima da média dos anos anteriores.

A Conab aponta no relatório de junho para uma redução de 9% da produção nacional de milho em relação à safra anterior. A produção esperada de 96,39 milhões de toneladas no mês anterior foi reduzida para 93,38 MT no relatório de julho. O consumo interno permanece em 72 milhões de toneladas. O suprimento interno poderá estar comprometido se os volumes de exportações superarem a 30 milhões de toneladas no ano. 

CONFIANÇA DA INDÚSTRIA DE SC TEM TERCEIRA ALTA CONSECUTIVA Anterior

CONFIANÇA DA INDÚSTRIA DE SC TEM TERCEIRA ALTA CONSECUTIVA

PASSO DE TORRES OFERECE CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO Próximo

PASSO DE TORRES OFERECE CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO

Deixe seu comentário