SECRETARIA DE SAÚDE APRESENTA PROTOCOLO DE ATENDIMENTO DOS ENFERMEIROS

Com o protocolo de enfermagem, os enfermeiros poderão prescrever medicamentos e solicitar exames que estejam dentro dos protocolos.
A administração Municipal de São João do Sul através da Secretaria de Saúde realizou na tarde de sexta-feira, 04 de outubro nas dependências da Câmara de Vereadores, uma reunião com os funcionários de saúde do município para tratar da implantação do protocolo de enfermagem nas unidades de saúde, ferramenta que poderá ampliar o atendimento à comunidade. "Nas unidades de saúde, os pacientes serão atendidos pelo médico da unidade ou pelo enfermeiro em uma consulta de enfermagem, que agora terá uma resolutividade maior com o protocolo". Disse o enfermeiro Daniel Rodrigues, lembrando que ninguém vai tirar o lugar do médico, mas sim trabalhar em conjunto com a equipe para atender toda a demanda das unidades de saúde.
A secretária de Saúde Rejane Borba destacou a importância do atendimento dos enfermeiros dentro do protocolo. "Com os protocolos, vamos aumentar muito a resolução dos problemas de saúde, melhorar os indicadores, o acesso da população à medicamentos, à exames, ampliando muito o atendimento nas unidades de saúde de cada comunidade". Lembrou Rejane, pedindo empenho e dedicação dos funcionários no registro de tudo que faz dentro da unidade.
Já o prefeito Moacir Teixeira presente no encontro, falou da sua expectativa em relação a saúde Municipal. "Estamos investindo forte na saúde de São João do Sul, fornecemos medicamentos, exames, frota de veículos para o transporte de pacientes, qualificação e ampliação da equipe e esperamos que a saúde nos dê retorno com bom atendimento à população, equipe qualificada e atenção as pessoas", lembrou o prefeito ressaltando: "não podemos deixar faltar nada, devemos sempre dar o melhor às pessoas que estão em dificuldades com a sua saúde", concluiu Moacir.
Lembrando, o enfermeiro é um profissional de nível superior com formação em Enfermagem habilitado a fazer exame físico no paciente e consulta de enfermagem, na qual ele ouve as queixas do paciente, faz os exames físicos, faz os diagnósticos de enfermagem e o tratamento em muitos casos também poderá ser feito. "Está dentro da Lei da Política Nacional de Atenção Básica que o enfermeiro pode encaminhar pacientes, solicitar exames e prescrever medicamentos, desde que tenha um protocolo que o habilite. Esperamos que melhore muito a nossa saúde e qualifique nossos atendimentos à população, e principalmente diminua as filas nas unidades", finalizou a secretária de Saúde Rejane Borba.
A norma atende a iniciativa do Coren (Conselho Regional de Enfermagem) e será implantada em todos os municípios do Brasil.
Também participaram do encontro, os enfermeiros chefes Ismael Santana (Vila Conceição), Graziela de Oliveira (Vila Santa Catarina), Mariza (São João do Sul), médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, odontólogos, farmacêuticos, atendentes e agentes comunitários de saúde.


Deixe seu comentário