logo RCN

SETEMBRO AMARELO, VERDE E VERMELHO: MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO DE VÁRIOS TEMAS

Setembro é um mês de conscientização sobre múltiplos temas e é representado por três cores que simbolizam e identificam cada campanha.

Amarelo

Aproveitando a data instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS), 10 de setembro, para ser o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, iniciou-se no Brasil em 2015 a campanha setembro amarelo, com o objetivo de conscientizar sobre a prevenção do suicídio e dar visibilidade à causa. O projeto é um trabalho conjunto do Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). A fita amarela foi escolhida como símbolo do programa que incentiva aqueles que têm pensamentos suicidas a buscar ajuda.

Segundo a OMS, ocorrem cerca de 800 mil suicídios por ano no mundo, destes, 12 mil são registrados no Brasil, sendo o País o 8º no mundo em números absolutos.

Verde

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro, foi instituído por movimentos sociais em 1982, com o objetivo de promover e debater a inclusão social, originando a campanha setembro verde. A cor não é por acaso, o verde significa esperança de dias melhores para o país e para as pessoas com deficiência. A data foi escolhida para coincidir com o Dia da Árvore, representando, por tanto, o nascimento das reivindicações de cidadania e participação em igualdade de condições.

O setembro verde também representa o mês de conscientização sobre o câncer de intestino. Idealizada pela Sociedade Catarinense de Coloproctologia (SCCP/ABRAPRECI/SBCP), a campanha tem o objetivo de oferecer informações gerais sobre a doença e, principalmente, suas formas de prevenção, orientando a população para a sua existência e a necessidade de realizar exames preventivos.

Vermelho

Celebrado em homenagem ao Dia Mundial do Coração, dia 29 de setembro, a campanha foi uma iniciativa criada em 2000 pela Federação Mundial do Coração com apoio das Nações Unidas. Setembro vermelho representa as campanhas de conscientização, prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares. O objetivo é falar sobre como evitar o seu desenvolvimento, os principais fatores de risco e como mudar hábitos para levar uma vida mais saudável.

Cerca de 80% das doenças cardíacas podem ser evitadas com apenas quatro atitudes saudáveis, sendo elas: não fumar, praticar atividades físicas, ter uma dieta equilibrada e evitar o consumo de álcool.


IBGE DIVULGA ESTIMATIVA DA POPULAÇÃO DOS MUNICÍPIOS PARA 2021 Anterior

IBGE DIVULGA ESTIMATIVA DA POPULAÇÃO DOS MUNICÍPIOS PARA 2021

CASA DA TERRA E DO ARTESANATO  E SELO FEITO EM TORRES SÃO  DESTAQUES NA EXPOINTER 2021 Próximo

CASA DA TERRA E DO ARTESANATO E SELO FEITO EM TORRES SÃO DESTAQUES NA EXPOINTER 2021

Deixe seu comentário