logo RCN
Secom/RS

SISTEMA PRISIONAL DO RIO GRANDE DO SUL SUPERA 10 MIL INSCRITOS NO ENCCEJA 2025

  • Rafa Marin/Arquivo Polícia Penal - As provas ocorrerão nos dias 22 e 23 de setembro, em 105 prisões do Estado

Com crescimento de 26%, Estado alcança a maior participação de apenados desde a criação do exame, em 2002.

O sistema prisional do Rio Grande do Sul atingiu um marco e registrou o maior número de inscritos no Exame Nacional para a Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL) desde 2002, ano em que a avaliação foi criada. Para a edição 2025, 10.585 estudantes estão inscritos, número que representa um aumento de 26% em relação ao ano anterior. 

Caminho para conseguir a certificação de conclusão dos ensinos fundamental ou médio, a prova avalia as competências e habilidades adquiridas ao longo da vida, tanto no ambiente escolar quanto fora dele. Conforme o nível de ensino, o participante recebe certificado de conclusão da Secretaria da Educação (Seduc) e pode reduzir a pena referente à carga horária de cada nível.

“O crescimento significativo é motivo de orgulho para a Polícia Penal, o que demonstra o compromisso das equipes com a promoção do direito à educação no sistema prisional. Mais do que números, estamos falando de oportunidades reais de transformação. A educação é uma das principais ferramentas para a reintegração social, e investir nesse caminho é investir em segurança pública com responsabilidade, humanidade e visão de futuro”, explica a diretora do Departamento de Tratamento Penal, Rita Leonardi.

As inscrições, realizadas pelos servidores e responsáveis pedagógicos das unidades prisionais participantes, encerraram-se em 11 de julho. As provas ocorrerão nos dias 22 e 23 de setembro, em 105 estabelecimentos prisionais do Estado, aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

Haverá quatro provas objetivas, por nível de ensino, cada uma contendo 30 questões de múltipla escolha, nas seguintes áreas do conhecimento: ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias. Além disso, há uma proposta de redação. 




Texto: Paulo André Dutra/Ascom Polícia Penal



Edição: Secom

AERONAVE DO SAER TRANSFERE MULHER COM AVC DO HOSPITAL DE PRAIA GRANDE PARA CRICIÚMA Anterior

AERONAVE DO SAER TRANSFERE MULHER COM AVC DO HOSPITAL DE PRAIA GRANDE PARA CRICIÚMA

EDUCAÇÃO DE SC CAPACITA MAIS DE 35 MIL PROFESSORES DURANTE SEMANA PEDAGÓGICA Próximo

EDUCAÇÃO DE SC CAPACITA MAIS DE 35 MIL PROFESSORES DURANTE SEMANA PEDAGÓGICA

Deixe seu comentário