logo RCN

TEMPORAL CASTIGA AS LAVOURAS DE FUMO

A colheita de fumo apenas iniciou e os produtores tiveram os primeiros prejuízos na região.

O forte temporal de granizo que atingiu os três estados do Sul do Brasil no último domingo, 1º de outubro, castigou duramente as lavouras de fumo. A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) já recebeu a notificação de 2.550 produtores atingidos, mas este número pode ultrapassar os 3 mil agricultores prejudicados. Desses, em Santa Catarina, a região de São Miguel do Oeste, foi a mais atingida. No Rio Grande do Sul, o Vale do Rio Pardo foi fortemente castigado. Também sofreram perdas os municípios de Santa Cruz do Sul, Candelária, Sobradinho e Venâncio Aires.

PREJUÍZOS NA  REGIÃO 

A chuva de granizo que atingiu a região de São João do Sul, Passo de Torres, Praia Grande, Mampituba, Morrinhos do Sul e Torres na noite de domingo, dia 01 de outubro, por volta das 21:30h, durou pouco, mas foi o suficiente para causar prejuízo. Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São João do Sul, Manoel Margenat Antônio, os bairros mais atingidos em São João do Sul foram Querência, Olho D'água, Forquilhinha e Cipriano Alves. "Ainda estamos fazendo o levantamento completo visitando as lavouras e comunicando as empresas seguradoras sobre as avarias causadas pela tormenta de granizo e vento na região. Mas acredito que cerca de 30% das lavouras de moranguinho, maracujá e principalmente, o fumo foram danificadas", destacou Margenat. 

O presidente da Afubra, Benício Albano Werner, explica que toda a equipe técnica da Afubra está no campo, efetuando o levantamento dos danos. "O produtor pode ficar tranquilo, que atenderemos todas as chamadas", afirma Werner.

O sistema mútuo, como é de praxe, cobre os prejuízos causados pelo granizo e granizo/tufão, de acordo com a modalidade que o associado optou no momento de inscrever as lavouras. Fumicultores que ainda desejam inscrever suas lavouras com o seguro tem prazo até 31 de outubro. 

TIO HUGO É HOMENAGEADO PELOS 50 ANOS DE SERVIÇO PÚBLICO Anterior

TIO HUGO É HOMENAGEADO PELOS 50 ANOS DE SERVIÇO PÚBLICO

Próximo

GREVE DOS CORREIOS CONTINUA

Deixe seu comentário