logo RCN

TORRES: GEOPARQUE CÂNIONS DO SUL DESTACA OS ATRATIVOS DA REGIÃO EM MARROCOS

Nos primeiros dias de evento, a comitiva trabalhou com foco em consolidar parcerias com outros geoparques com lembranças, materiais de divulgação e mini maquetes do território.

Entre os dias 04 e 08 de setembro, representantes do Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul estiveram na cidade de Marrakech, em Marrocos, participando da 10ª Conferência Internacional de Geoparques Mundiais da Unesco. A programação, que seguiria até o dia 11, foi cancelada em virtude do terremoto de magnitude 6.8 que atingiu o País e causou muitas mortes e estragos, inclusive na região onde a comitiva estava. Apesar do susto com o forte tremor na cidade, ninguém do grupo se feriu e todos fizeram contato com a equipe técnica do Geoparque, confirmando que estavam em segurança.
Nos primeiros dias do evento, a comitiva trabalhou com foco em consolidar parcerias com outros geoparques e trocar experiências sobre gestão para o desenvolvimento sustentável dos territórios. Os representantes do Geoparque Cânions do Sul marcaram presença principalmente na reunião da Rede Latinoamericana e Caribenha de Geoparques da Unesco (Red GeoLac), na Assembleia Geral da Rede Global de Geoparques, um dos principais momentos da programação, e no estande da Unesco Brasil apresentando os Geoparques do Brasil.
Os prefeitos também aproveitaram a oportunidade para entregar kits com lembranças, materiais de divulgação e mini maquetes do território, para as lideranças da Rede Mundial de Geoparques, como o presidente da GGN. Sr. Nikolas Zouros, a representante da Unesco Montevidéu Sra. Serena Heckler e o presidente da Red GeoLac, Sr. Eugenio Bidondo. Também foram realizadas apresentações sobre pesquisas científicas realizadas em paleotocas do território.
A comitiva do Geoparque Cânions do Sul foi formada pelos prefeitos Carlos Alberto Matos de Souza, de Torres, Roberto Biava, de Timbé do Sul, Clélio Daniel Olivo, de Morro Grande, e João Batista Mezzari, de Jacinto Machado, além do coordenador do Comitê Educativo e Científico (CEC) do Geoparque, professor Me. João Ricetti, da Universidade do Contestado (UnC), e do deputado Estadual de Santa Catarina Tiago Zilli. O vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, também acompanhou a comitiva brasileira.
Realizada a cada dois anos, a Conferência é o encontro mais importante para gestores de Geoparques Mundiais da UNESCO e a participação de cada geoparque é fundamental, atendendo as exigências da Rede Global de Geoparques (Global Geoparks Network - GGN).

ULBRA DE TORRES AUXILIA VÍTIMAS DAS ENCHENTES DO VALE DO TAQUARI Anterior

ULBRA DE TORRES AUXILIA VÍTIMAS DAS ENCHENTES DO VALE DO TAQUARI

XIS DO GAÚCHO PROPORCIONA TARDE ESPECIAL PARA ALUNOS DA APAE DE SÃO JOÃO DO SUL Próximo

XIS DO GAÚCHO PROPORCIONA TARDE ESPECIAL PARA ALUNOS DA APAE DE SÃO JOÃO DO SUL

Deixe seu comentário