SUCESSO NA FESTA RELIGIOSA EM PASSO MAGNUS - SÃO JOÃO DO SUL |
TUDO PRONTO PARA A 41ª ROMARIA DA TERRA EM RIO DE DENTRO

A edição 2018 da Romaria da Terra do Rio Grande do Sul acontece na próxima terça-feira de Carnaval, na comunidade de Rio de Dentro, Mampituba.
A 41ª Romaria da Terra do RS acontece no dia 13 de fevereiro de 2018, próxima terça-feira de Carnaval, na comunidade de Rio de Dentro, município de Mampituba.
O tema escolhido para a edição de 2018, pela primeira vez, nos 40 anos de história das Romarias, coloca em primeiro plano a relação das mulheres com a terra, suas causas, lutas por espaço, igualdade de gênero, denúncias de violências contra as mulheres e histórias de vida e superação com o tema "Mulheres Terra: resistência, cuidado e diversidade".
O evento está sendo organizado desde o mês de maio por representantes da Comissão Pastoral da Terra do Rio Grande do Sul (CPT-RS), da CNBB Regional Sul III e da Diocese de Osório que, em reuniões ampliadas, debatem sobre a atual situação da mulher na luta por seus direitos, pela igualdade de gênero, por melhores condições de trabalho no campo e na cidade, na garantia do alimento saudável e nas questões agrárias da região e do país e, ainda, planejam os momentos que farão parte do encontro e definem as equipes de serviço. Também serão debatidos uma diversidade de itens que representarão a força da agricultura ecológica, das farmácias de ervas medicinais, da cultura local e dos valores da região.
A estimativa é que mais de oito mil participantes das dioceses e arquidioceses do Rio Grande do Sul e do Sul de Santa Catarina compareçam ao evento.
13º ACAMPAMENTO DA JUVENTUDE
Apesar da romaria da Terra acontecer somente na terça-feira, o município de Mampituba começará a acolher os primeiros visitantes já no domingo, dia 11, quando terá início o 13º Acampamento da Juventude na Praça de Rio de Dentro (mesmo local da Romaria) e que deverá reunir em torno de 500 jovens de todo o Estado. O Acampamento é organizado pela Pastoral da Juventude Rural (PJR) e durante dois dias (11 e 12 de fevereiro) abordará temas ligados a luta dos jovens no meio rural.
Os jovens interessados em participar do acampamento devem se inscrever no link "https://goo.gl/sjwDbC".
INFRA ESTRUTURA PREPARADA
Nas últimas semanas o município de Mampituba está empenhado em preparar a infraestrutura para acolher os mais de 08 mil romeiros esperados na Romaria. Se esta expectativa de público for confirmada, este será disparado, o maior evento já realizado no município.
A infraestrutura conta com estacionamentos para automóveis e ônibus, banheiros químicos, estandes para exposições de entidades e para realização de feiras da agricultura familiar, além de fontes de água potável e sinal de internet liberada, entre outros.
As comunidades da Paróquia Senhor Bom Jesus estão envolvidas na organização do evento, na acolhida e na organização dos estacionamentos.
O QUE É PRECISO LEVAR NA ROMARIA?
O kit tradicional do romeiro é formado por cadeira, chapéu, garrafinha com água, repelente e alimentação. Considerando a grande quantidade de veículos que estarão chegando a Mampituba na próxima terça feira é importante na medida do possível que os visitantes procurem chegar o mais cedo possível para evitar congestionamentos. A partir das 06 horas da manhã um grupo de acolhida já estará na praça de Vila Brocca para recepcionar os primeiros romeiros com um delicioso café da manhã preparado e servido por lideranças das comunidades que compõem a Região Pastoral de Torres.

Deixe seu comentário