logo RCN

TUDO PRONTO PARA A 41ª ROMARIA DA TERRA EM RIO DE DENTRO

A edição 2018 da Romaria da Terra do Rio Grande do Sul acontece na próxima terça-feira de Carnaval, na comunidade de Rio de Dentro, Mampituba.

A 41ª Romaria da Terra do RS acontece no dia 13 de fevereiro de 2018, próxima terça-feira de Carnaval, na comunidade de Rio de Dentro, município de Mampituba.

O tema escolhido para a edição de 2018, pela primeira vez, nos 40 anos de história das Romarias, coloca em primeiro plano a relação das mulheres com a terra, suas causas, lutas por espaço, igualdade de gênero, denúncias de violências contra as mulheres e histórias de vida e superação com o tema "Mulheres Terra: resistência, cuidado e diversidade".

O evento está sendo organizado desde o mês de maio por representantes da Comissão Pastoral da Terra do Rio Grande do Sul (CPT-RS), da CNBB Regional Sul III e da Diocese de Osório que, em reuniões ampliadas, debatem sobre a atual situação da mulher na luta por seus direitos, pela igualdade de gênero, por melhores condições de trabalho no campo e na cidade, na garantia do alimento saudável e nas questões agrárias da região e do país e, ainda, planejam os momentos que farão parte do encontro e definem as equipes de serviço. Também serão debatidos uma diversidade de itens que representarão a força da agricultura ecológica, das farmácias de ervas medicinais, da cultura local e dos valores da região.

A estimativa é que mais de oito mil participantes das dioceses e arquidioceses do Rio Grande do Sul e do Sul de Santa Catarina compareçam ao evento.

13º ACAMPAMENTO DA JUVENTUDE

Apesar da romaria da Terra acontecer somente na terça-feira, o município de Mampituba começará a acolher os primeiros visitantes já no domingo, dia 11, quando terá início o 13º Acampamento da Juventude na Praça de Rio de Dentro (mesmo local da Romaria) e que deverá reunir em torno de 500 jovens de todo o Estado. O Acampamento é organizado pela Pastoral da Juventude Rural (PJR) e durante dois dias (11 e 12 de fevereiro) abordará temas ligados a luta dos jovens no meio rural.

Os jovens interessados em participar do acampamento devem se inscrever no link "https://goo.gl/sjwDbC".

INFRA ESTRUTURA PREPARADA

Nas últimas semanas o município de Mampituba está empenhado em preparar a infraestrutura para acolher os mais de 08 mil romeiros esperados na Romaria. Se esta expectativa de público for confirmada, este será disparado, o maior evento já realizado no município.

A infraestrutura conta com estacionamentos para automóveis e ônibus, banheiros químicos, estandes para exposições de entidades e para realização de feiras da agricultura familiar, além de fontes de água potável e sinal de internet liberada, entre outros.

As comunidades da Paróquia Senhor Bom Jesus estão envolvidas na organização do evento, na acolhida e na organização dos estacionamentos.

O QUE É PRECISO LEVAR NA ROMARIA? 

O kit tradicional do romeiro é formado por cadeira, chapéu, garrafinha com água, repelente e alimentação. Considerando a grande quantidade de veículos que estarão chegando a Mampituba na próxima terça feira é importante na medida do possível que os visitantes procurem chegar o mais cedo possível para evitar congestionamentos. A partir das 06 horas da manhã um grupo de acolhida já estará na praça de Vila Brocca para recepcionar os primeiros romeiros com um delicioso café da manhã preparado e servido por lideranças das comunidades que compõem a Região Pastoral de Torres.


FESTA DE NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES  REUNIU MILHARES DE PESSOAS Anterior

FESTA DE NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES REUNIU MILHARES DE PESSOAS

OBRA DA LINHA DE TRANSMISSÃO DA SUBESTAÇÃO  DA CEPRAG TEM NOVA DATA PARA SER CONCLUÍDA Próximo

OBRA DA LINHA DE TRANSMISSÃO DA SUBESTAÇÃO DA CEPRAG TEM NOVA DATA PARA SER CONCLUÍDA

Deixe seu comentário