logo RCN

ULBRA ESTÁ ENTRE AS 20 MELHORES UNIVERSIDADES PRIVADAS DO PAÍS

Ranking destaca cursos de Odonto, Medicina, Veterinária, Biologia e Letras.

A Ulbra ocupa a 18ª posição entre as universidades privadas do Brasil, segundo a nova edição do Ranking Universitário Folha (RUF), elaborado pelo jornal Folha de S.Paulo e divulgado nesta semana. A pesquisa leva em conta cinco indicadores: pesquisa, ensino, mercado, internacionalização e inovação.

A Odontologia, um dos cursos que a Ulbra Torres oferece, figura entre as 10  melhores do País (6º lugar) e lidera o ranking no Rio Grande do Sul entre as universidades privadas. A Medicina e a Medicina Veterinária da Ulbra estão em segundo lugar entre os cursos particulares gaúchos. Biologia e Letras também ocupam a segunda posição no ranking das instituições privadas do RS.

 A Ulbra, nos últimos anos, tem buscado investir em políticas acadêmicas, de gestão e de responsabilidade social que contribuem para resultados de excelência, conforme o reitor da Ulbra RS, professor doutor Thomas Heimann. “Estas políticas permitiram que alcançasse a nota máxima do MEC (Nota 5) no seu processo de recredenciamento institucional e avançado no ranking de melhores universidades privadas”, enfatiza.


A serviço das comunidades


Entre as ações da Ulbra, que marcam esta evolução como uma universidade comprometida com a qualidade e excelência, Heimann ressalta o modelo multicampi. “Espalhada por diferentes municípios e regiões do estado, cumpre a tarefa precípua de estar a serviço das comunidades onde está inserida, exercendo o papel transformador de vidas e realidades sociais a partir de uma educação de qualidade, formando profissionais com perfil empreendedor, criativo, técnico e ético, que atuam para o bem de indivíduos e da sociedade”, diz o reitor. 

A consolidação da proposta pedagógica da Ulbra é baseada em competências, alinhada com o mercado profissional. Ainda enfoca o protagonismo do estudante em todo o seu processo de aprendizagem, tendo na figura do professor um mediador deste processo, acrescenta Heimann.

“Nosso curso figurar em segundo lugar entre 20 universidades privadas do Rio Grande do Sul é motivo de muito orgulho e mostra o trabalho e dedicação da nossa instituição buscando a eficiência no ensino em um mercado cada vez mais desafiador”, ressalta Jean Soares, coordenador da Medicina Veterinária da Ulbra Canoas. “O resultado é fruto do trabalho realizado ao longo das três décadas de existência do curso e mostra todo o nosso potencial”, enfatiza.

A coordenação do curso de Medicina da Ulbra destaca a mesa de Anatomia 3D, onde os acadêmicos utilizam a tecnologia para o estudo do tema. O equipamento conta com uma tela touch de 86 polegadas, software com imagens médicas (DICOM) com fotorrealismo e cadáver virtual real dissecado e escaneado reconstruído em 3D. Além disso, apresenta estação de trabalho radiológica com mais de 130 casos da Biblioteca Medical Harbour e atlas anatômico humano masculino e feminino, entre outros.


O que é o ranking?


Os dados que compõem os indicadores de avaliação do RUF são coletados por uma equipe da Folha em bases nacionais e internacionais de periódicos científicos, de patentes, em bases do Inep-MEC (Censo da Educação Superior e Enade), em agências estaduais e federais de fomento à ciência e em pesquisas nacionais de opinião feitas pelo Datafolha.

O Ranking Universitário Folha é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pela Folha desde 2012. No RUF há dois produtos principais: o ranking de universidades e os rankings de cursos. No ranking de universidades estão classificadas as 203 universidades brasileiras, públicas e privadas.

No ranking de cursos é possível encontrar a avaliação de cada um dos 40 cursos de graduação com mais ingressantes no Brasil. Em cada classificação são consideradas as graduações oferecidas por universidades, por centros universitários e por faculdades.

ALAGAMENTOS EM PASSO DE TORRES Anterior

ALAGAMENTOS EM PASSO DE TORRES

MUNICÍPIOS TERÃO MAIS PRAZO PARA ELABORAR PLANOS DE MOBILIDADE URBANA Próximo

MUNICÍPIOS TERÃO MAIS PRAZO PARA ELABORAR PLANOS DE MOBILIDADE URBANA

Deixe seu comentário