logo RCN

VENDAS EM SUPERMERCADOS E FARMÁCIAS CRESCERAM ACIMA DE 10% EM MARÇO

  • Murici Balbinot/Arquivo -

Atividades essenciais foram as únicas a escapar dos números negativos. No geral, comércio de SC encolheu 5,4%

O comércio varejista de Santa Catarina caiu 5,4% em março na comparação com o mesmo período do ano passado. Em relação ao mês anterior, a redução foi de 3,1%. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (13) pelo IBGE e revelam os impactos sofridos pelo setor durante as primeiras semanas de isolamento social.

O decreto do governo do Estado que previa o fechamento das lojas começou a valer em 18 de março. De portas fechadas, os estabelecimentos pararam de faturar. A maior queda foi registrada no setor de livros, jornais, revistas e papelaria: -43%, na comparação com o mesmo período de 2019.

Também houve recuo importante no setor de tecidos, vestuário e calçados (-42,8%), artigos de uso pessoal e doméstico (-35,8%), móveis (-34,6%), e equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-32,7%). Principal fonte de arrecadação de ICMS, os combustíveis encolheram 18,3% no período.

Só ocorreu aumento nas atividades consideradas essenciais. A venda de artigos farmacêuticos e médicos cresceram 10,8% e os itens de supermercados e hipermercados aumentaram 10,3%.

A crise também chegou para o chamado varejo ampliado. Houve queda no setor de veículos, motocicletas, partes e peças (-27,2%) e nos materiais de construção (-17,1%).


ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO PARTICIPAM DE AULAS ONLINE EM PASSO DE TORRES Anterior

ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO PARTICIPAM DE AULAS ONLINE EM PASSO DE TORRES

CORONEL DIONEI TONET ASSUME COMO COMANDANTE-GERAL DA POLÍCIA MILITAR DE SANTA CATARINA Próximo

CORONEL DIONEI TONET ASSUME COMO COMANDANTE-GERAL DA POLÍCIA MILITAR DE SANTA CATARINA

Deixe seu comentário