SÃO JOÃO DO SUL SEDIOU O 1º DESFILE DO REI E RAINHA DO ENVELHECIMENTO DAS APAES DA REGIÃO SUL |
VEREADORES RETORNAM AO LEGISLATIVO EM TORRES

-
null -
Sessão Ordinária aconteceu na segunda-feira (01) e marcou o retorno dos vereadores a casa legislativa, após um mês de recesso.
Sob a presidência do vereador Davino Bernardo Lopes (PT), vice-presidência do vereador Fábio da Rosa (PP) e secretariada pela vereadora Maria de Lourdes Fippian (PT), a Câmara Municipal de Vereadores de Torres (RS) realizou a sua 23ª Sessão Plenária Ordinária, do 4º Período Legislativo, da 16ª Legislatura, às 16:00h, do dia 1º de agosto de 2016. Presentes ainda, Alessandro Bauer Pereira (PMDB), Antônio Vicente Marques Machado (PRB), Carlos Roberto Machado Monteiro (PMDB), Deomar dos Santos Goulart (PDT), Ernando Elias da Silveira (Rede), Gibraltar Pedro Cipriano Vidal (Gimi/PMDB), Gisele Maria Duarte Rodrigues (Gisa/PP), Jaílton da Silva Miguel (Nego/PRB), Jeferson de Jesus Santos (PTB) e Marcos Paulo Klassen (Marco da Obra/PMDB).
VEREADORES USAM A TRIBUNA
Machado (PRB): O vereador falou da gratidão ao estar retornando do recesso parlamentar, assim como, das eleições municipais que se aproximam, dizendo que a população a cada pleito renova suas esperanças para ter uma cidade melhor e, para isso, é necessário pensar no coletivo, não naquilo que satisfaz apenas a pessoa individualmente. Ele também convidou a todos para a convenção de seu partido que aconteceu no dia 04 de agosto às 19:00h.
Carlos Tubarão (PMDB): Fez críticas à Administração Municipal a respeito do concurso público, que tem data marcada para realização no domingo (07), dia da festa do padroeiro da cidade de Torres, São Domingos das Torres. Também refletiu acerca da política, desejando sucesso aos candidatos já definidos em convenção a prefeito e questionou o que realmente os políticos querem para o desenvolvimento de Torres.
Deomar dos Santos (PDT): Refletiu sobre a realização do concurso público no dia da festa do padroeiro, dizendo que esta também é uma preocupação do Padre Leonir e, por isso, uma reunião foi marcada entre algumas autoridades e a comissão do concurso, que ficou de analisar a reivindicação.
Ernando Elias (Rede Sustentabilidade): O vereador pediu mais respeito e ética na política, principalmente por aqueles que estarão disputando as eleições municipais, pois, de acordo com ele, o descrédito com a classe tem aumentado e fará com que muita gente deixe de comparecer às urnas em outubro.
Alessandro Bauer (PMDB): Fez duras críticas ao executivo municipal, demonstrando dados de uma pesquisa da Firjan, no qual, segundo ele, o município de Torres passou da posição de número 61 para 365 no índice de Gestão Fiscal no Estado. Ainda salientou que a função de todos os administradores públicos encerra no dia 31 de dezembro, sendo assim, o compromisso com o município vai até esta data.
CPI DA CRECHE DO TORRENSE
Após criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito aberta em 2015 a pedido do vereador Antônio Machado (PRB), que solicitava investigação dos pagamentos indevidos a empreiteira para término da reforma da Escola de Educação Infantil (Creche) do Torrense, aconteceu na últi-ma sessão do legislativo a entrega do relatório final da CPI (Projeto de Resolução 05/2016), que foi aprovada por unanimidade pelos vereadores, sendo posteriormente encaminhado ao Executivo Municipal e ao Ministério Público Estadual.
De acordo com o relatório da CPI, o Gestor Municipal deve abrir Processo Administrativo e Disciplinar, afim de apurar responsabilidade técnica quanto aos laudos de medição e aprovação de pagamento de todo o desenvolvimento da obra.
Entre demais projetos e requerimentos, o PL nº 029/2016, que determina rua pública na comunidade de São Brás, que passa a denominar como rua Luciano João Cardoso, sendo aprovado por 09 votos a 04.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PRESTA CONTAS
Durante o uso da tribuna popular, o contador da Secretaria Municipal de Saúde de Torres, Ivo Roberto Munari, fez a apresentação dos dados contábeis referente ao primeiro quadrimestre do ano de 2016 da Secretaria, no qual no dia 30 de abril o saldo referente ao Fundo Municipal de Saúde era de R$ 4,28 milhões de reais, somados os valores de diversas áreas. Após os questionamentos dos vereadores Gimi, Alessandro e Tubarão, foi a vez do enfermeiro Gustavo Prattes fazer sua explanação.
OBRAS PÚBLICAS SÃO QUESTIONADAS NA CÂMARA DE VEREADORES
Em resposta ao oficio 120/2016 do vereador Fábio da Rosa, que solicitava que a prefeita Nilvia ou representante fizesse os esclarecimentos acerca de algumas obras do município de Torres, a representante da Secretaria Municipal do Planejamento e Participação Cidadã, Ester da Costa Rodrigues, fez uso da tribuna popular buscando responder os questionamentos do vereadores.
As obras citadas são a academia, praça da Lagoa, rota Salinas e o acesso sul. Mesmo que os vereadores elogiassem o empenho da representante do Executivo, eles se disseram insatisfeitos com o não comparecimento da prefeita que teria mais condições de responder as indagações, tirando as dúvidas necessárias sobre as dificuldades e as mudanças de projetos das obras públicas.




Deixe seu comentário