PRAIA GRANDE CONQUISTA NOVA PATROLA PARA RECUPERAÇÃO DAS ESTRADAS |
VEREADORES SOLICITAM APOIO PARA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE E DO RIO MAMPITUBA

Na última sessão ficou acertado entre os vereadores, que será encaminhado aos órgãos ambientais um oficio pedindo fiscalização e monitoramento das águas e nascentes no Município de São João do Sul.
A Câmara de Vereadores de São João do Sul realizou na noite de segunda-feira (19), mais uma sessão ordinária sob a presidência do vereador Sergio Luiz dos Santos e a presença dos vereadores Miguel da Silva Teixeira (MDB), Natanael Cândido Vieira (Tael - MDB), José Lucas Delfino (Jusa-Cidadania), Donizete Pereira Alexandre (MDB), Roni Marinho Farias (PSD), Cristiani Lima Scandolara (PP) e Wanderbilt Pereira Raupp (Vandi - MDB).
Expediente dos Vereadores
Após abertura, leitura e aprovação da ata da sessão anterior, por não haver matéria para o expediente, os vereadores passaram a usar a tribuna em tema livre. Entre os assuntos abordados, o vereador Tael parabenizou a organização do Campeonato Municipal de Futebol de São João do Sul, especialmente ao secretário de esportes Lucas Espíndola e a equipe da Vila Conceição pela conquista inédita do Campeonato de 2019. Também pediu que seja incluído nas homenagens do ano que vem, a lembrança ao atleta Josimar Bitencourt Jorge (Josi) de 32 anos de idade, jogador do Três Coqueiros que perdeu a vida em acidente de trabalho no último dia 26 de junho. O vereador Jusa por sua vez, voltou a lembrar do dia dos pais e das injustiças cometidas por alguns filhos e, refletiu ainda sobre os problemas de falta de preservação do meio ambiente, falta de água e conservação das margens dos rios. Ainda parabenizou a ótima organização do Campeonato Municipal de Futebol de 2019. O vereador Donizete, lembrou que os problemas ambientais vêm aumentando a cada ano em São João do Sul, segundo ele falta preservação das margens dos rios e assim aumenta a poluição das águas, as doenças e os problemas de saúde. Já o vereador Sergio, parabenizou todos os times de futebol que participaram do campeonato deste ano, especialmente os campeões Querência no Aspirante e Vila Conceição no Titular e também destacou a ótima organização do Campeonato. "Parabéns prefeito Moacir Teixeira, secretário de esportes Lucas Espíndola Delfino e as equipes vencedoras", parabenizou o presidente.
Depois dos problemas levantados sobre a falta de água em São João do Sul, principalmente da necessidade de conservação das margens dos rios e das nascentes, ficou acertado entre os vereadores que será encaminhado um oficio aos órgãos ambientais competentes para fiscalizar e monitorar as águas do Rio Mampituba, na oportunidade que o presidente Sergio encerrou a sessão.
Tribuna Popular
Usando a tribuna popular a integrante do COMPEDE - Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Flaviana Speransa Rocho mais uma vez pediu apoio aos vereadores para interferirem no atendimento aos portadores de deficiência com mais de 05 anos de idade da APAE, buscando apoio para o tratamento na parte clínica, que abrange fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia. Segundo ela a APAE de São João do Sul só atende alunos de até 05 anos de idade e que as crianças com mais idade ficam prejudicadas por não terem atendimento especializado no Município, com falta de profissionais e salas especializadas para estes alunos que ao todo somam mais de 20.
Depois das explicações e dos questionamentos dos vereadores, ficou acertado um encontro com a Administração Municipal para obter mais informações sobre o caso e debater o problema e a busca de mais recursos para a APAE e a Saúde para que essas instituições tenham condições financeiras, também para atenderem a demanda destas crianças que vem aumentando no município.
Lembrando, a APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais é uma instituição para atender crianças especiais de até 05 anos de idade e acima de 17 anos que não frequentam a escola. Todo o serviço prestado é gratuito, tanto a parte pedagógica como a parte clínica, que abrange fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia. O atendimento na instituição é voltado especialmente para pessoas com algum tipo de deficiência ou com alguma síndrome.


Deixe seu comentário