logo RCN

VIGILÂNCIA AMBIENTAL EM SAÚDE ORIENTA SOBRE ACIDENTES COM ÁGUAS VIVAS

O veneno da água viva é uma neurotoxina desenvolvida para paralisar a presa, que em seres humanos provoca dores, fisgadas, irritações na pele, câimbras e sensação de queimadura, podendo até causar vômitos, tonturas e desmaios.

A Prefeitura de Torres, através da Secretaria Municipal da Saúde, diretoria de Vigilância Ambiental em Saúde, orienta aos moradores e turistas que tenham cuidado com as águas vivas ao entrar no mar.

A incidência de casos de água viva é maior no verão devido a proliferação destas medusas em decorrência do aumento da temperatura. A maior parte dos casos ocorre durante o banho de mar quando o cidadão sente alguma região do corpo ardendo, como uma queimadura.

O que é? 

A mãe d'água ou água-viva, títulos nos quais a medusa é popularmente conhecida, é um animal cujo corpo é constituído por 95% de água. É um invertebrado do grupo dos cnidários, do qual fazem parte também os corais, são animais marinhos cobertos por células que injetam toxinas em contato com a pele. 

O veneno é uma neurotoxina desenvolvida para paralisar a presa, que em seres humanos provoca dores, fisgadas, irritações na pele, câimbras e sensação de queimadura, podendo causar vômitos, tonturas e até desmaios, dependendo da sensibilidade de cada um. É importante ressaltar que na costa brasileira casos fatais nunca foram registrados.


AMBULANTES DA BEIRA-MAR SÃO IDENTIFICADOS COM CAMISETAS 'EMPREENDEDOR LEGAL' Anterior

AMBULANTES DA BEIRA-MAR SÃO IDENTIFICADOS COM CAMISETAS 'EMPREENDEDOR LEGAL'

Governador assina nomeação de mil professores efetivos para a rede estadual Próximo

Governador assina nomeação de mil professores efetivos para a rede estadual

Deixe seu comentário