APOSENTADOS TÊM ATÉ DIA 21 PARA ADERIR AO PLANO DE DEVOLUÇÃO |
ZÉ MILTON DESTACA O PROGRAMA ESTRADA BOA RURAL COMO UM AVANÇO HISTÓRICO PARA O CAMPO
O presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo da Assembleia Legislativa, deputado estadual Zé Milton Scheffer (PP), destacou a importância e o protagonismo do Governo do Estado com o programa Estrada Boa Rural. A iniciativa prevê a pavimentação de 2.500 quilômetros de vias rurais em todos os 295 municípios catarinenses, com um investimento total de R$ 2,5 bilhões.
Para Zé Milton, que também é engenheiro agrônomo e conhecedor da realidade do campo, o programa representa um avanço estrutural e social para o interior de Santa Catarina. “Essa é uma resposta concreta, do Governo de Estado, para quem faz a base da nossa economia acontecer. É mais do que asfalto é dignidade, é acesso, é reconhecimento para o produtor, a agroindústria e a cooperativa que não pararam nem nos momentos mais difíceis”, afirmou Zé Milton.
Segundo dados do Governo, com a execução da proposta, a malha municipal pavimentada em SC deve saltar de 2 mil para 4.5 mil quilômetros, um crescimento de 126%. O impacto será sentido também na malha estadual, que terá um aumento de 26% no total de rodovias asfaltadas. “Estamos falando de logística, de geração de renda, de segurança no transporte da produção e, sobretudo, de qualidade de vida para quem vive no campo”, pontuou o deputado. Ao destacar a visão de Gestão do Governo ao adotar um modelo que viabiliza as obras com a parceria do Estado e os municípios.
As obras terão metade do valor repassado por meio de convênios diretos e a outra parte estará disponível para financiamento via BRDE e BADESC. Zé Milton destacou também a iniciativa do Governo do Estado que assumirá os juros e correções dessas linhas de crédito, oferecendo ainda um ano de carência e prazo de quatro anos para pagamento.
“O Programa é mais um acerto do Governador Jorginho Mello. Uma vez que, com estradas melhores, a produção chega mais rápido, as famílias têm mais acesso a escolas, postos de saúde e serviços públicos. Isso é desenvolvimento. É permitir que o agricultor não precise sair do campo para ter qualidade de vida”, finalizou Zé Milton a argumentar que os trechos pavimentados deverão atender critérios técnicos, como ligação entre comunidades e rodovias já pavimentadas, bem como benefício direto a cooperativas ou propriedades produtivas. “As cooperativas catarinenses são referência no país, e muitas delas estão no interior. Facilitar o acesso a essas unidades produtivas é fortalecer a nossa vocação e tornar o pequeno produtor ainda mais competitivo”, concluiu.
Deixe seu comentário