logo RCN
Brigada Militar rs

BRIGADA MILITAR INICIA CURSO DE FORMAÇÃO POLICIAL PARA 800 NOVOS ALUNOS-SOLDADOS

  • Sd PM Brenda PM5 - O total de 1.200 novos alunos-soldados foram aprovados em concurso público e nomeados pelo governador

Convocados terão amplo ciclo de instruções em Porto Alegre e Montenegro

A Brigada Militar realizou, nesta terça-feira (20/01), a inclusão de 800 novos alunos-soldados que vão integrar o Curso Básico de Formação Policial Militar (CBFPM) da Corporação. A apresentação oficial dos convocados ocorreu às 9h, no ginásio da Escola de Educação Física da Brigada Militar (EsEF-BM), na Capital.

Do total de novos alunos-soldados, 500 realizarão a formação na 2ª Escola de Formação, Habilitação e Especialização de Praças de Porto Alegre (2ª EsFHP-PA), enquanto outros 300 serão formados no Centro de Treinamento e Especialização de Montenegro, antiga Escola de Formação e Especialização de Soldados (EsFES), estrutura que está pronta para receber a nova turma.

Entre as autoridades presentes na solenidade estavam o comandante-geral da Brigada Militar, coronel PM Cláudio dos Santos Feoli; o subcomandante-geral da BM, coronel PM Douglas da Rosa Soares; e o chefe do Estado-Maior da BM, coronel PM Luigi Gustavo Soares Pereira.

Reforço para a segurança

Os alunos-soldados iniciam um amplo ciclo de formação, com foco em policiamento ostensivo, práticas policiais, preparo físico e disciplina. As primeiras instruções, ainda nesta terça-feira (20/01), ocorreram no ginásio da EsEF-BM, localizado na Avenida Coronel Aparício Borges, nº 2.001, bairro Partenon, em Porto Alegre.

O comandante-geral da Brigada Militar, coronel PM Cláudio dos Santos Feoli, destacou que o início do curso representa um reforço substancial para a segurança pública no Rio Grande do Sul. “A chegada de 800 novos soldados é um marco para a Corporação e para a segurança da população. Esses policiais militares vêm para fortalecer ainda mais o efetivo operacional em todo o Estado, integrando uma formação robusta que conjuga técnica, preparo físico, disciplina e compromisso com a proteção dos gaúchos”, afirmou.

Segundo o comandante-geral, a formação representa um investimento contínuo no profissionalismo da Brigada Militar, alinhado às demandas atuais da segurança pública. Ele ressaltou, ainda, o esforço da Corporação em manter a qualidade do ensino, investir em infraestrutura e ampliar a capacidade de resposta às necessidades da sociedade.

Capacidade operacional

A etapa de formação inclui instruções sobre policiamento ostensivo, uso da força, armamento e munição, legislação, direitos humanos, defesa policial, além de atividades de preparo físico. Concluído o curso, os novos soldados estarão aptos a atuar nos diversos comandos regionais da Brigada Militar, ampliando a capacidade operacional da instituição em todo o Estado.

Os novos alunos-soldados foram aprovados em concurso público cuja nomeação foi autorizada pelo governador Eduardo Leite, que determinou a chamada de 1.200 novos militares, sendo 800 já incluídos no curso de formação e outros 400 previstos para abril de 2026. O concurso tem validade até novembro de 2027, podendo ser prorrogado por igual período.

Na segunda-feira (19/01), ao longo de todo o dia, foi realizada a sindicância de vida pregressa, etapa final de verificação documental e de requisitos para o ingresso na Brigada Militar.

BM REALIZA NOVA EDIÇÃO DA OPERAÇÃO INTEGRADA VERÃO TOTAL EM CAPÃO DA CANOA Anterior

BM REALIZA NOVA EDIÇÃO DA OPERAÇÃO INTEGRADA VERÃO TOTAL EM CAPÃO DA CANOA

POLICIAIS CIVIS PARTICIPAM DA TRAVESSIA TORRES TRAMANDAÍ 2026 Próximo

POLICIAIS CIVIS PARTICIPAM DA TRAVESSIA TORRES TRAMANDAÍ 2026

Deixe seu comentário