logo RCN
CRPO Litoral Imprensa

BRIGADA MILITAR QUALIFICA PATRULHAS MARIA DA PENHA DE TODO O RS COM INOVAÇÕES E ENCONTRO TÉCNICO

Ação reúne e fortalece rede de proteção às vítimas de violência doméstica.

A Brigada Militar deu mais um passo no enfrentamento à violência doméstica e familiar ao realizar, hoje (24), o VI Seminário e Encontro Técnico das Patrulhas Maria da Penha, com o tema Ações que Salvam Vidas. O evento, que reuniu todas as patrulhas do Rio Grande do Sul, foi marcado pelo compartilhamento de experiências, debates sobre boas práticas, depoimentos de vítimas e a apresentação de novos processos de inovação implantados pela Corporação em 2025.

Segundo o tenente-coronel Márcio Luiz da Costa Limeira, coordenador estadual das Patrulhas Maria da Penha da Brigada Militar, o encontro foi mais do que uma atividade institucional: “Este seminário representa um marco de valorização, de fortalecimento e de inspiração. Hoje, mais de 12 mil mulheres no Rio Grande do Sul são acompanhadas pelo programa, o que reafirma o compromisso inabalável da Brigada Militar com a proteção da vida e a promoção da justiça”, afirmou.

Criada em 2012, a Patrulha Maria da Penha é referência nacional e atualmente conta com um contingente compatível com a demanda atuando diretamente no acompanhamento de medidas protetivas. No encontro, além dos patrulheiros, estiveram presentes chefes de planejamentos estratégicos, representantes do Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e outras autoridades ligadas à rede de proteção.

Mais avanços

Entre as inovações apresentadas em 2025, destacam-se:

•  Novo sistema de controle e acompanhamento das vítimas e visitas, implantado em julho;

•  Integração com o sistema eletrônico do Judiciário (Eproc), agilizando o recebimento das medidas protetivas;

•  Projeto piloto com o programa RS Seguro, utilizando algoritmo preditivo para identificar o risco de vítimas já no registro da ocorrência;

•  Ampliação da atuação da Patrulha Maria da Penha para atender também medidas protetivas previstas na Lei Henry Borel (14.344/22), voltada à proteção de crianças e adolescentes.

Cuidado diário

Para o tenente-coronel Costa Limeira, tais avanços reforçam o papel da Brigada Militar no cuidado diário: “Mais do que relatórios ou certidões, a atuação da Patrulha Maria da Penha é percebida na vida das vítimas, na diminuição do medo e na garantia de segurança. É um programa que salva vidas”.

Ao longo do dia, 14 painelistas conduziram discussões sobre temas estratégicos, como a cooperação entre órgãos, os cuidados com os próprios policiais militares que atuam nas patrulhas e o impacto das palavras e atitudes no cotidiano do atendimento às vítimas. Teve ainda depoimentos de mulheres atendidas pela Patrulha, reforçando a dimensão humana e transformadora do programa.

TEMAS EM DEBATE

Diálogo e cooperação: construindo pontes de proteção – mediação: tenente-coronel PM Vanessa Peripolli. Painelistas: Dra. Ivana Battaglin, Dra. Taís Culau de Barros e Dra. Paula Britto Granetto.

Quem cuida de quem cuida – mediação: tenente-coronel PM Karla de Moura Incerti. Painelistas: major PM Cláudia Ferrão Vargas, capitã PM Andressa Burgel.

Inovação pela vida: aperfeiçoamento da atuação da BM – painelistas: tenente-coronel PM Márcio Luiz da Costa Limeira; major PM Ademir Henz; capitã PM Francini Fisch.

Palestra motivacional – O Poder da palavra – Gisleine Lentino de Cristo.

Transformando vidas: o impacto da Patrulha Maria da Penha – psicóloga Jade Kochler e Sd. PM Wagner Gomes de Freitas.

Entre as autoridades presentes: desembargadora do Tribunal de Justiça Militar, Dra. Maria Emília Moura da Silva; presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Comandante Nádia Gerhard; Chefe da PM3, tenente-coronel PM Márcio Luiz da Costa Limeira; juíza-corregedora do Tribunal de Justiça do RS, Dra. Taís Culau de Barros; promotora de Justiça do Ministério Público do RS, Dra. Ivana Battaglin; defensora Pública do RS, Dra. Paula Britto Granetto; diretora da UniRitter, Rachel Andrade Ballardin, entre outras autoridades.


Texto: jornalista Marcelo Miranda – SC PM5/Brigada Militar

2º BPAT REGISTRA SIGNIFICATIVA REDUÇÃO NOS ÍNDICES CRIMINAIS NO LITORAL NORTE GAÚCHO Anterior

2º BPAT REGISTRA SIGNIFICATIVA REDUÇÃO NOS ÍNDICES CRIMINAIS NO LITORAL NORTE GAÚCHO

INDIVÍDUOS SÃO PRESOS POR TRÁFICO DE DROGAS E MOTO É RECUPERADA EM PASSO DE TORRES Próximo

INDIVÍDUOS SÃO PRESOS POR TRÁFICO DE DROGAS E MOTO É RECUPERADA EM PASSO DE TORRES

Deixe seu comentário