logo RCN
mprs

DO ILÍCITO PARA A SOCIEDADE: ABASTECIMENTO DECORRENTE DE CONVÊNIO FIRMADO COM MPRS GARANTE TRÊS ANOS DE COMBUSTÍVEL PARA HELICÓPTEROS DA POLÍCIA CIVIL

  • mprs -

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), por meio do coordenador do Centro de Apoio Operacional do Consumidor e da Ordem Econômica (CAOCON), procurador de Justiça André Ricardo Colpo Marchesan, participou nesta quinta-feira, 29 de janeiro, do primeiro abastecimento efetivo de combustível decorrente de termo de cooperação firmado com o Estado e a empresa Vibra Energia, sucessora da Petrobrás Distribuidora. Com isso, os helicópteros da Polícia Civil gaúcha, através do seu Departamento de Aviação, terão combustível disponível para três anos.

O abastecimento decorreu de convênio celebrado em 2006 – até então não implementado – com a Petrobrás Distribuidora, que ficou responsável pelo reprocessamento do produto impróprio para o consumo (diesel, etanol e gasolina), apreendido em operações do MPRS. Trata-se de um trabalho contínuo de combate à fraude nos combustíveis, desenvolvido pelo promotor de Justiça Alcindo Bastos da Silva Filho, da Promotoria de Defesa do Consumidor de Porto Alegre, e de promoção do reprocessamento adequado dos produtos apreendidos, reforçando a importância da cooperação interinstitucional.

A ação desta quinta contou com a participação de representantes do CAOCON, da Base Canoas da Vibra Energia e de unidades da Polícia Civil ligadas ao Departamento de Aviação. Conforme André Marchesan, decidiu-se pela conversão do combustível apreendido em querosene de aviação (QAv), conforme interesse manifestado pela Polícia Civil, o que garantiu mais eficiência e rapidez ao processo, depois de duas décadas e muitos entraves. “Foi uma maratona burocrática bastante desafiadora, difícil de ser vencida”, destacou o procurador.

As tratativas para a formalização deste procedimento foram concluídas em outubro de 2025, conduzidas pelo coordenador do CAOCON e pelo promotor de Justiça responsável, firmando-se termo de cooperação entre o Estado do Rio Grande do Sul, a Secretaria de Segurança Pública (SSP/RS) e a Vibra Energia, com participação da Procuradoria-Geral do Estado.

O termo previu a abertura de um crédito financeiro de R$ 817 mil, destinado à entrega de QAv ao Departamento de Aviação da Polícia Civil, para retirada conforme cotação vigente e utilização em até cinco anos, enquanto houver saldo disponível.

Participaram da operação, além do CAOCON, o gerente da Base Canoas, Geraldo Marchesan Bellaguarda, o coordenador de Operações da Base Canoas, Diego Alex Ortiz, os delegados de Polícia Carlos Iglesias Júnior, diretor do Departamento de Aviação, e Patrícia Sanchotene Pacheco, o comissário de Polícia Dionel Gabana de Souza, o inspetor Tairone Vieira Chelminski e o escrivão Leandro Rodrigues Gomes.

POLÍCIA CIVIL ESTÁ NO PLANETA ATLÂNTIDA 2026 Anterior

POLÍCIA CIVIL ESTÁ NO PLANETA ATLÂNTIDA 2026

PF PRENDE SUSPEITO DE ASSASSINATO DE PARCEIRO DO IBAMA NA TI APYTEREWA Próximo

PF PRENDE SUSPEITO DE ASSASSINATO DE PARCEIRO DO IBAMA NA TI APYTEREWA

Deixe seu comentário