logo RCN

POLÍCIA CIVIL DEFLAGRA OPERAÇÃO CONTRA EXTORSÕES SEXUAIS NO SUL CATARINENSE

  • PC/SC -

Prisões ocorreram em Criciúma e Içara.

A Polícia Civil, por meio da Divisão de Repressão a Roubos de Criciúma (DRR/DIC), deflagrou na manhã desta terça-feira (7) a Operação Aletheia, na repressão de extorsões sexuais em série nas cidades catarinenses.

A investigação apontou indícios dos crimes de organização criminosa, extorsões, lavagem de dinheiro, falsidade documental/ideológica e corrupção de menores. A ação foi coordenada pelo Delegado de Polícia Yuri Miqueluzzi, titular da DRR/DIC. 

Quatro pessoas envolvidas tiveram a prisão preventiva decretada. Foram cumpridos, ainda, oito mandados de buscas em residências nos bairros Operária Nova, Nova Esperança, Santa Luzia e Imperatriz, em Criciúma, além dos bairros Jaqueline e Boa Vista, em Içara. A investigação teve duração de quinze meses. A organização criminosa executava complexa articulação para extorsão de vítimas, intimamente expostas em enganosas trocas de mensagens por aplicativos. 

A atuação dos criminosos tinha início com a criação de perfis falsos de mulheres jovens em redes sociais. Estes perfis eram utilizados para adicionar e arrebanhar potenciais vítimas. As conversas migravam para outros aplicativos de mensagens, onde eram realizadas conversas de cunho sexual e trocas de fotos e vídeos íntimos. 

A investigação apontou, ainda, que o grupo simulava que os pais da suposta interlocutora tiveram acesso às conversas e vídeos. Alegavam que a menina era adolescente e, a partir daí, passavam a extorquir dinheiro para que o conteúdo íntimo não fosse divulgado para familiares da vítima ou para a polícia. O grupo assumia identidade de policiais e até criava mandados de prisões para dar veracidade aos golpes. Com medo, as vítimas realizavam pagamentos de grandes quantias em contas bancárias. Em uma das contas do grupo, a movimentação mensal superou os R$ 80 mil. 

O trabalho investigativo apurou a participação de, pelo menos, seis pessoas no golpe. Os cumprimentos das prisões e buscas tiveram a participação de 50 policiais civis, com atuação de integrantes da DRR/DIC, DRE/DIC, DH/DIC, CORE (Recursos Especiais da PC), SAER (Helicóptero da PC), 1ª DP, 2ª DP e DPCAMI de Criciúma, DP de Forquilhinha, DP de Içara e DP de Balneário Rincão. 

O nome da operação Aletheia é uma referência a um personagem da mitologia grega associada à verdade. Citada em uma das fábulas de Esopo, com o ensinamento de que algo falso pode às vezes começar com sucesso, no entanto, com o tempo, a verdade "Aletheia" prevalecerá.

Delegado de Polícia Yuri Miqueluzzi, titular da DRR/DIC de Criciúma fala sobre a Operação Aletheia:






BM PRENDE HOMEM FORAGIDO EM ARROIO DO SAL Anterior

BM PRENDE HOMEM FORAGIDO EM ARROIO DO SAL

BM PRENDE HOMEM POR TRÁFICO DE DROGAS EM TORRES Próximo

BM PRENDE HOMEM POR TRÁFICO DE DROGAS EM TORRES

Deixe seu comentário