logo RCN

ELEIÇÕES DE 2024

Terminando o prazo da janela partidária nesta sexta-feira (05) onde os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores podem mudar de partido sem perder o cargo, os rumos das eleições de 2024 começam a se definir.

Faltando menos de 180 dias para as Eleições Municipais, onde no dia 06 de outubro cerca de 152 milhões de eleitores brasileiros vão às urnas para eleger candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador para o mandato de 2025 a 2028, os partidos políticos começam a definir sua trajetória.
Registro de estatutos e filiação partidária
Até dia 06 de abril, seis meses antes do pleito deste ano, é a data-limite para que todas as legendas e federações partidárias obtenham o registro dos estatutos no TSE. Esse também é o prazo final para que as candidatas e todos os candidatos tenham domicílio eleitoral na circunscrição em que desejam disputar as eleições e estejam com a filiação deferida pela agremiação pela qual pretendem concorrer.
Convenções partidárias e registros de candidatura
Entre 20 de julho e 05 de agosto será permitida a realização de convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos às Prefeituras, bem como aos cargos de vereador. Definidas as candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.
Alistamento eleitoral
Jovens que precisam tirar o título ou eleitoras e eleitores que desejam fazer a transferência de domicílio eleitoral ou alterar o local de votação têm até 08 de maio de 2024, 151 dias antes do pleito, para solicitar os serviços.
Política regional
Na política regional, comandam o Executivo nos municípios, os seguintes partidos: Em São João do Sul a Administração Municipal está a cargo do prefeito Moacir Teixeira (MDB) e do vice-prefeito Edinho Trajano (PP); Em Praia Grande administram o Município, o prefeito Elisandro Pereira Machado (Fanica/PP) e o vice-prefeito Rodrigo Mariani (PSDB); Em Passo de Torres quem comanda o executivo municipal é o prefeito Valmir Rodrigues (PP) e o vice-prefeito Altermir Catel Cardoso (PSD). Já o Município de Santa Rosa do Sul está sendo administrado pelo prefeito Almides Roberg da Rosa (PSDB) e o vice-prefeito Pedro D’ávila da Cunha (Pedrinho/MDB); no município de Mampituba estão à frente da Administração Municipal o prefeito Pedro Juarez da Silva (Pedrão) e a vice-prefeita Marta Aguiar (MDB); Em Morrinhos do Sul comandam o município o prefeito Marcos Venicios Evaldt da Silveira (PP) e a vice-prefeita Leoni Felicidade Carlos (PL) e em Torres administra o Município o prefeito Carlos Souza (PP) e o vice-prefeito Fábio Amoretti (PDT).
Deverão concorrer à reeleição na região, o prefeito de Praia Grande Elisandro Pereira Machado (Fanica/PP), prefeito de Passo de Torres Valmir Rodrigues (PP), prefeito de Santa Rosa do Sul Almides Roberg da Rosa, prefeito de Mampituba Pedro Juarez da Silva (Pedrão/MDB) e o prefeito de Morrinhos do Sul Marcos Venicios Evaldt da Silvira (PP). Estarão fora da disputa este ano devido a permanência no cargo nos últimos 08 anos, o prefeito de São João do Sul Moacir Teixeira e o prefeito de Torres Carlos Souza.
Mesmo com grande movimentação dos partidos de governo, a oposição também se organiza com a documentação dos partidos e candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores em toda a região.

CÂMARA  DE SÃO JOÃO DO SUL  APROVA PROJETO DE LEI LEGISLATIVO  QUE DENOMINA RUA EM VILA SANTA CATARINA Anterior

CÂMARA DE SÃO JOÃO DO SUL APROVA PROJETO DE LEI LEGISLATIVO QUE DENOMINA RUA EM VILA SANTA CATARINA

VEREADORES DE MORRINHOS DO SUL APROVAM  PROJETOS PARA MELHORIAS NO MUNICÍPIO Próximo

VEREADORES DE MORRINHOS DO SUL APROVAM PROJETOS PARA MELHORIAS NO MUNICÍPIO

Deixe seu comentário