logo RCN

ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2024

Primeiro turno das eleições municipais será no dia 06 de outubro e as convenções partidárias acontecem entre os dias 20 de julho e 05 de agosto.

A partir deste mês de julho, começaram a valer as principais restrições previstas no calendário eleitoral para impedir o uso da máquina pública a favor de candidatos às eleições municipais de outubro. As vedações estão previstas na Lei das Eleições (Lei 9.504/1997).

No dia 06 de julho, três meses antes do pleito, começam as restrições para contratação e demissão de servidores públicos. A partir do dia 20, os partidos podem realizar suas convenções internas para a escolha dos candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores.

O primeiro turno das eleições será no dia 06 de outubro. O segundo turno da disputa poderá ser realizado em 27 de outubro nos municípios com mais de 200 mil eleitores, nos quais nenhum dos candidatos à prefeitura tenha atingido mais da metade dos votos válidos, excluídos os brancos e nulos, no primeiro turno. 

Enquanto aguardam as convenções que vão de 20 de julho a 05 de agosto, partidos e federações podem deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. 

Após a definição das candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.

Prováveis pré-candidaturas à serem homologadas na região

São João do Sul -Mesmo que ainda não estejam definidas as candidaturas, em São João do Sul é provável que quatro nomes concorrerão a prefeitura nas eleições de 2024 - Alex Bianchin (PP), Gilberto Delfino (Betinho/PL), João Olívio Cardoso (União Brasil) e Marcio Grei Magnus (MDB).

Praia Grande – Com a indefinição das pré-candidaturas a prefeito no Município, apenas é dado como certo o nome de Elisandro (Fanica/PP) a reeleição e Adelírio Monteiro (MDB) a prefeito e ainda, cogita-se uma aliança de esquerda encabeçada pelo ex-prefeito Henrique Maciel (Republicanos) e outros nomes.

Passo de Torres

A eleição municipal em Passo de Torres deverá ser bem concorrida com a possibilidade de 05 pré-candidaturas nas eleições de 06 de outubro. O PP do prefeito Valmir Rodrigues concorre como pré-candidato nato a reeleição e já está em pré-campanha eleitoral; o PSDB e o PSD lançaram a pré-candidatura de Eduardo Cardoso (Dado); o MDB deverá concorrer com Emerson Cardoso Kjillim (Fom) com o PL do empresário Antônio Silveira Machado (Tonhão) como vice; o Partido Novo deverá lançar o presidente da Sociedade Amigos do Balneário Bellatorres, Roberto Pereira pré-candidato a prefeito e o PT articula com a pré-campanha do advogado Jeferson Martins (Jefinho) a prefeito e do empresário Otávio Campos a vice-prefeito.

Morrinhos do Sul

Os membros dos diretórios do PP, Republicanos e PDT de Morrinhos do Sul se reuniram e já definiram que a aliança destas siglas deverá prevalecer nas eleições deste ano e a dobradinha com o nome do prefeito Marcos Venicios Evaldt (pré-candidato a reeleição) e Leoni Felicidade Carlos (pré-candidata a vice-prefeita) deverá ser repetida nas eleições de 2024. Já na oposição, o MDB e o PSB Municipal continuam indefinidos, mas deverão optar pelos nomes do ex-vereador Bruno Lumertz Webber ou do empreendedor Alencar Scarpari para as eleições de outubro.

Mampituba

Em Mampituba o nome da atual vice-prefeita e ex-secretária de Saúde Marta Aguiar (MDB) e do vereador Jailson dos Santos (Jaia-Republicanos) deverão ser indicados pela situação como pré-candidatos a prefeita e vice-prefeito (respectivamente) nas eleições de 2024. A aliança foi firmada em encontros dos dois partidos que resolveram se unir para buscar a continuidade dos trabalhos que estão sendo realizados no Município. Já os partidos de oposição consolidaram o nome de Gilberto Lopes Roldão, conhecido como Beto (PP), como pré-candidato à prefeito nas próximas eleições municipais, tendo como pré-candidato a vice-prefeito, Valmir Peto.

Torres

Em Torres uma forte frente partidária de situação, envolvendo o PP, PSDB, PL, Republicanos, PSD, Podemos e PRD está sendo formada com apoio do prefeito Carlos Souza (PP) envolvendo a pré-candidatura a prefeito do empresário Nasser Samhan (PP) nas eleições de 2024. Além de Nasser pelo PP, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) de Torres vem se reestruturando desde a eleição de 2020 e já lançou a pré-candidatura a prefeito do empresário Delci Dimer e está com a chapa completa de pré-candidatos a vice-prefeito, vereadores e vereadoras, obtendo apoio do PT, PDT e outros partidos.

Quem também está em pré-campanha em Torres é o União Brasil que deverá ter o nome de Matheus Junges como pré-candidato a prefeito com uma nominata completa com pré-candidatos a vice-prefeito e vereadores.

Santa Rosa do Sul

Em Santa Rosa do Sul pelo menos três candidaturas deverão ser homologadas. A dobradinha das eleições de 2020 deverá se repetir em 2024 com Almides Roberg (PSDB) e Pedro D’ávila (Pedrinho-MDB) buscando a reeleição. Almides Roberg da Rosa vem se fortalecendo e recentemente o seu partido, o PSDB fez novas filiações com nomes importantes da política municipal, como é o caso do ex-vereador e ex-presidente da Câmara, Matias Naor da Cunha que deixou o PP e o atual vereador Moacyr Oliveira dos Santos Junior (Moa), ex-PSD, que juntos integraram a nova sigla. O PSDB também lançou seus pré-candidatos a vereadores, com os nomes a disposição de Anselmo, André Leonardo, Jailson, Matias, Moacyr, Osmael, Rodrigo, Bruna, Gabriela, Mariane e Vitória que deverão ser homologados pela situação.

Já a oposição anunciou na última semana, a aliança entre PSD e PP de Santa Rosa do Sul. Lideranças e membros das executivas dos dois partidos chegaram a um consenso e estarão coligados para a eleição deste ano. O Progressistas indicou o vereador Willian Sartor de Souza como pré-candidato a vice-prefeito e o PSD indicou o ex-prefeito Nelson Cardoso de Oliveira como pré-candidato a prefeito, buscando o apoio do PT e de outros partidos. Cada partido coligado deverá anunciar os pré-candidatos a vereadores.

O Partido Liberal do Município vem também se reunindo e se articulando visando as eleições 2024. Em recentes encontros realizados, os militantes decidiram que terão candidatura própria à majoritária nas eleições deste ano e o nome do presidente do PL e da Câmara de Vereadores Moisés Réus deverá ser indicado a concorrer pré-candidato a prefeito municipal, tendo como pré-candidato a vice-prefeito Jonas Bitencourt.

EX-PREFEITO DE PRAIA GRANDE HENRIQUE MACIEL ENCONTRA-SE COM O NOVO PRESIDENTE ESTADUAL DO REPUBLICANOS Anterior

EX-PREFEITO DE PRAIA GRANDE HENRIQUE MACIEL ENCONTRA-SE COM O NOVO PRESIDENTE ESTADUAL DO REPUBLICANOS

CÂMARA  DE MAMPITUBA APROVA PROJETOS PARA CONTRATAÇÕES  TEMPORÁRIAS PELA PREFEITURA Próximo

CÂMARA DE MAMPITUBA APROVA PROJETOS PARA CONTRATAÇÕES TEMPORÁRIAS PELA PREFEITURA

Deixe seu comentário