logo RCN

CÂMARA DE VEREADORES DE PASSO DE TORRES É A PRIMEIRA DA REGIÃO A CONTAR COM INTÉRPRETE DE LIBRAS

Renata e Ângela fazem a comunicação em libras, proporcionando inclusão no Legislativo Municipal.

A Câmara de Vereadores de Passo de Torres realizou na terça-feira (21), a 11ª Sessão Ordinária do 2º Período, que foi presidida pelo vereador Renan Baltazar de Borba, com a presença dos edis, Ademilson Batista da Silva, Fabiano Ramos Lopes, Robison Daitx Roldão, Eduardo José Dias, Jéssica Kegellim Vieira, Karini Lummertz Colares, Guilherme da Silva (Guido) e Elizangela Coelho Rodrigues (Janja). O Poder Legislativo Municipal se destaca como o primeiro da região a contar com intérprete de libras, oportunizando que pessoas surdas possam acompanhar os trabalhos legislativos, gerando mais inclusão, através das intérpretes Renata e Ângela.
Após a leitura da ata da sessão anterior, por não haver matéria para o expediente, o presidente Renan deixou livre o uso da palavra aos vereadores.
Dentre os diversos assuntos abordados pelos edis, Fabiano se disse feliz com a instalação da Epagri em Passo de Torres e também pelo início da confecção de carteiras de identidade no Município. Por fim, convidou a todos para o 8° Rodeio Nacional do CTG Vizinhos do Rio Grande, que acontece neste fim de semana.
Janja parabenizou a Secretaria de Saúde pela realização das ações do Outubro Rosa e Multivacinação, ressaltando a importância dos cuidados da mulher e lamentou a baixa procura da população pela atualização da caderneta de vacinas. Falou da abertura de inscrições para a Dança Itinerante e explanou sobre os horários para agendamento de consultas.
Jéssica pediu que o Executivo Municipal olhe com carinho as indicações que são feitas, pois são para melhorias no Município. Falou da conquista de recursos para a criação de um projeto para doar kits de maternidade para mães que passam por necessidades e por fim, lamentou que o projeto do transporte público está nas mãos do governo, mas o prefeito não coloca em prática.
Ademilson fez críticas à demora para que fosse iniciado a confecção de carteiras de identidade no Município; à falta de transporte público e de abrigo para as crianças na escola Manoel Rodrigues. Finalizando sua fala, pediu informações sobre o projeto de ampliação dos molhes, que segundo ele não há nenhuma novidade, mesmo caso da carreira pública.
Robison falou da visita ao deputado Jessé Lopes, que se comprometeu em enviar mais recursos para Passo de Torres. Falou da importância da iniciativa privada e a necessidade de estabelecer parcerias com a Prefeitura. Por fim, lamentou que a Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes receba mais críticas do que elogios.
O vereador Dias citou que existem loteamentos que estão sem documentação e fez críticas ao transporte público, dizendo que o prefeito já está no seu quinto ano de governo e não resolveu esse problema ainda. Por fim, criticou a casa do turista flutuante, que nem foi inaugurada e já apresenta problemas.
Karini se disse muito feliz pelo presidente Renan ter efetuado a contratação das interpretes de libras, através de um projeto de sua autoria, gerando assim mais inclusão no Poder Legislativo. Também falou do retorno da Epagri ao Município e parabenizou a empresa Litorânea pelos serviços de limpeza e roçada realizados em Passo de Torres. Por fim, reforçou o pedido da vereadora Jéssica, para que a Administração Municipal olhe com mais atenção as indicações dos vereadores para melhorias no Município.
Nas considerações finais, o presidente do Legislativo, Renan Baltazar, avisou que a próxima Sessão Ordinária será na quarta-feira (29), devido ao feriado do servidor público, na terça-feira (28). Reforçou o convite para a inauguração da Epagri; para entrega de matrículas do Programa Lar Legal na sexta-feira (24) em Rosa do Mar e também para o Rodeio Nacional do CTG Vizinhos do Rio Grande. Falou da necessidade de uma reunião com o MP do Rio Grande do Sul, para um plano de trabalho que mantenha a ponte pênsil em pleno funcionamento. Por fim, disse ser urgente a regulamentação de apoio a atletas que representam Passo de Torres em nível estadual, nacional e até internacional.

ESCRITORAS CONVIDAM NA CÂMARA DE SÃO JOÃO DO SUL PARA O LANÇAMENTO DO LIVRO “MAIS QUE HISTÓRIAS, LIÇÕES DE VIDA” Anterior

ESCRITORAS CONVIDAM NA CÂMARA DE SÃO JOÃO DO SUL PARA O LANÇAMENTO DO LIVRO “MAIS QUE HISTÓRIAS, LIÇÕES DE VIDA”

SESSÃO COM APROVAÇÃO DE PROJETOS IMPORTANTES  E DE HOMENAGENS NA CÂMARA DE VEREADORES DE SÃO JOÃO DO SUL Próximo

SESSÃO COM APROVAÇÃO DE PROJETOS IMPORTANTES E DE HOMENAGENS NA CÂMARA DE VEREADORES DE SÃO JOÃO DO SUL

Deixe seu comentário