logo RCN

COMO JUSTIFICAR SUA AUSÊNCIA NAS URNAS ESTE ANO

Nestas eleições de 2020, os eleitores podem justificar a ausência nas urnas por aplicativo. O procedimento para justificar o voto pode ser feito no próprio dia de votação, no horário entre 07:00h e 17:00h em casa. Tanto no primeiro turno, dia 15 de novembro, como no segundo turno, em 29 de novembro.

Se não fizer a justificativa no dia da eleição, o cidadão também pode justificar a ausência nos 60 dias seguintes ao dia da votação. No caso do primeiro turno, o prazo para justificativa após a eleição acaba no dia 14 de janeiro de 2021.

No caso da justificativa após o dia da eleição, o eleitor que não tiver acesso à internet também pode comparecer a um cartório eleitoral. Para fazer a justificativa presencialmente, o eleitor precisa preencher o Requerimento da Justificativa Eleitoral, disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Além do formulário, o cidadão deve ter em mãos um documento de identificação e o número da inscrição eleitoral.

Como funciona a  justificativa no  aplicativo? 

O eleitor pode justificar a ausência nas eleições deste ano pelo aplicativo e-Título, pela internet - no Sistema Justifica - ou nas próprias seções de votação, caso esteja fora de seu domicílio eleitoral. O aplicativo e-Título está disponível para download tanto para Android quanto para iOS. 

Após fazer o download do aplicativo e-Título, aceitar os termos de uso e inserir seus dados de identificação, o eleitor pode justificar a ausência clicando em "mais opções", no canto inferior direito da tela, e, então, em "justificativa de ausência". Na sequência, basta selecionar o pleito para o qual será feita a justificativa, digitar o motivo da ausência e inserir o e-mail.

PROTOCOLOS DE SAÚDE A SEGUIR NO DIA DA ELEIÇÃO Anterior

PROTOCOLOS DE SAÚDE A SEGUIR NO DIA DA ELEIÇÃO

NÚMERO DE ELEITORES  EM PRAIA GRANDE É DE 6.110 Próximo

NÚMERO DE ELEITORES EM PRAIA GRANDE É DE 6.110

Deixe seu comentário