logo RCN
IMPEACHMENT

EM AÇÃO NA JUSTIÇA, VICE-GOVERNADORA DANIELA MIRA JULIO GARCIA

  • Fábio Queiroz/Agência AL -

A vice-governadora Daniela Reinehr entrou na sexta-feira (28) com um pedido de mandado de segurança apresentado ao presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), desembargador Ricardo Roesler, apontando a suspeição do processo de impeachment que avança na Assembleia Legislativa de SC (Alesc) contra ela e contra o governador Carlos Moisés da Silva.

A peça, assinada pela advogada Karina de Paula Kufa, diz que o presidente da Alesc, deputado Julio Garcia (PSD), seria beneficiado com eventual afastamento, já que ocuparia o cargo de governador e teria foro especial.

No documento, a vice-governadora elenca os pedidos de Garcia para que o caso da Operação Alcatraz - em que ele está envolvido - seja transferido da Justiça Federal. Caso o impeachment aconteça, o deputado ocuparia o Executivo e só poderia ser julgado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).  

A defesa de Daniela pede ainda que as ações judiciais apresentadas por ela não sejam apreciadas pela desembargadora Mario do Rocio Luz Santa Ritta, que negou uma liminar a ela no início de agosto. Na argumentação, a peça afirma que ela é casada ou vive maritalmente com César Augusto Mimoso Ruiz Abreu, desembargador aposentado e que atua como advogado de Garcia no âmbito da Operação Alcatraz. 

"É cristalino, portanto, o interesse do Deputado Estadual Júlio Garcia na retirada do Governador e da Vice-Governadora da Chefia do Poder Executivo, eis que representará a assunção dele no Comando do Estado e, por consequência, dar-lhe a mudança para foro especial do Superior Tribunal de Justiça", diz o pedido de liminar.  

"O simples fato do advogado da autoridade indigitada como coatora no presente mandado de segurança ser marido da Relatora, já suprime de Sua Excelência a parcialidade que se espera de um julgador", afirma outro trecho.  

A defesa quer que Roesler decida sobre o pedido de liminar.  


CONVENÇÃO DO PSDB DE BALNEÁRIO GAIVOTA ACONTECERÁ NO DIA 05 DE SETEMBRO Anterior

CONVENÇÃO DO PSDB DE BALNEÁRIO GAIVOTA ACONTECERÁ NO DIA 05 DE SETEMBRO

POR CAUSA DA PANDEMIA, TSE AMPLIA HORÁRIO DA VOTAÇÃO EM UMA HORA Próximo

POR CAUSA DA PANDEMIA, TSE AMPLIA HORÁRIO DA VOTAÇÃO EM UMA HORA

Deixe seu comentário