logo RCN

REPRESENTANTE DA COMUNIDADE DE CURRALINHOS USA A TRIBUNA POPULAR NA CÂMARA DE PASSO DE TORRES

A comunidade se manifesta contra a instalação da central de tratamento de esgoto do saneamento básico na localidade.

A Câmara Municipal de Vereadores de Passo de Torres sob a presidência do vereador Renan Baltazar e a presença dos edis Ademilson Batista da Silva, Fabiano Ramos Lopes, Robison Daitx Roldão, Eduardo José Dias, Jéssica Kegellim Vieira, Karini Lumertz Colares, Elizangela Coelho Rodrigues (Janja) e Guilherme da Silva (Guido) retornou aos trabalhos na terça-feira (05), após o recesso parlamentar.
Tribuna Livre
Usando a tribuna livre cedida pela Câmara, a moradora da comunidade de Curralinhos Ediliani Rodrigues, explanou sobre o seu descontentamento e dos moradores sobre a instalação da central de tratamento de esgoto do saneamento básico. “Nós não somos contra o saneamento básico, mas somos contra a central de tratamento ser em nossa comunidade, porque lá haverá mau cheiro do tratamento de esgoto e, com isso, terá uma desvalorização de nossa comunidade”, salientou a moradora, representando a comunidade.
Pequeno Expediente
Após o uso da tribuna livre e a aprovação da ata da sessão anterior, foram lidos no pequeno expediente, os ofícios encaminhados e as matérias apresentadas.
Grande Expediente
No grande expediente, foram apresentados o PL 22/2025, que prorroga a vigência do Plano Municipal de Educação, aprovado pela Lei Ordinária nº 996, de 18 de junho de 2015; PL 23/2025, que dispõe sobre o Plano Plurianual do Município para o período de 2026/2029 e dá outras providências e PL 24/2025, que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração e execução da Lei Orçamentária Anual para o exercício de 2026 do Município de Passo de Torres e dá outras providências. Também foram apresentadas a Moção 08/2025 de Congratulação ao Centro de Educação Infantil Ignácia Maria Cardoso, Moção 09/2025 de Apelo ao Excelentíssimo Sr. Ministro da Saúde, Dr. Alexandre Padilha e à direção da Rede Sarah de Hospitais, para que seja viabilizada a implantação de uma unidade do Hospital Sarah no Estado de Santa Catarina e lido o Veto 001/2025 ao PLCM 07/2025, do Poder Executivo.
Fala dos Vereadores
Entre os assuntos abordados na tribuna, os vereadores Fabiano, Janja e Ademilson refletiram que estão juntos com a causa da comunidade de Curralinhos e vão lutar para que a central de tratamento não seja na localidade. Já o vereador Robison fez um desabafo sobre a política nacional, salientando também que o comércio precisa de mais atenção em Passo de Torres e finalizou dizendo que a ponte pênsil precisa permanecer aberta em todas as datas comemorativas. O presidente da Câmara, Renan destacou que faz 1.328 dias que não houve nenhum diálogo com o Executivo Municipal sobre o saneamento básico e que em seu primeiro mandato, também não teve diálogo. Finalizou sua fala fazendo um pedido ao prefeito Valmir Rodrigues para que venha a Câmara explicar sobre o saneamento básico.
Já a vereadora Jéssica explanou sobre uma emenda de R$ 200 mil que conseguiu com a deputada Paulinha para ajudar na construção da Biblioteca Pública Municipal. Ela também fez um pedido a secretária de Assistência Social que vá visitar as famílias que precisam de cestas básicas, solicitando que o Executivo escute mais os vereadores e finalizou sua fala salientando que vai na próxima sessão, debater sobre o veto do executivo ao PL 07/2025, de sua autoria.
O vereador Dias lembrou que vai lutar pelos moradores de Curralinhos e fez um pedido ao secretário de Obras para que cuide mais da Praia de Bellatorres e finalizou falando sobre o veto ao projeto de lei da vereadora Jéssica.
Finalizando as falas, a vereadora Karini parabenizou a secretária de Educação Janaina pelas boas-vindas aos professores e gestores no início das aulas nas escolas após o recesso escolar, e fez o convite a todos para a Corrida Rústica Pela Inclusão, que acontecerá no dia 23 de agosto, na Praça dos Pescadores. A vereadora ainda disse que, com recursos próprios, a Administração Municipal vai construir uma escola no Novo Passo II e finalizou sua explanação dizendo que todos os vereadores estão lutando para que a central de tratamento de esgoto não seja na comunidade de Curralinhos, salientando que os vereadores não estão escondendo nada da população.
Não havendo mais nenhum vereador inscrito para uso da palavra, o presidente agradeceu à comunidade de Curralinhos por comparecer à Câmara e, finalizou a sessão.

SAMUEL SCHEFFER DESTACA AS AÇÕES REALIZADAS NA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA E SEUS PROJETOS POLÍTICOS Anterior

SAMUEL SCHEFFER DESTACA AS AÇÕES REALIZADAS NA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA E SEUS PROJETOS POLÍTICOS

HOMENAGENS MARCAM O RETORNO DO RECESSO LEGISLATIVO EM SÃO JOÃO DO SUL Próximo

HOMENAGENS MARCAM O RETORNO DO RECESSO LEGISLATIVO EM SÃO JOÃO DO SUL

Deixe seu comentário