logo RCN

VEREADORES APROVAM PROJETO QUE GEROU POLÊMICA NA CÂMARA

O PLPE 1.472/2025 gerou debates e opiniões contrárias entre os vereadores, sendo aprovado por 05 votos favoráveis e 03 votos contrários.

A Câmara de Vereadores de Santa Rosa do Sul realizou na segunda-feira (01), mais uma Sessão Ordinária, sob a presidência do vereador Jailson Mota Luiz e presença dos edis, Jorge Fernandes Pagani, Ivo Damiani, Josimar Paulo dos Santos, Juarez Lopes da Silva (Lelo), Gilberto da Silva Inácio, Valmir Hogenio de Matos e André Leonardo Machado da Luz.

Após leitura e aprovação da ata da sessão anterior e dos ofícios enviados à casa legislativa, na ordem do dia, foi aprovado por unanimidade em turno único, o PLPE 1.478/2025, que ratifica o protocolo de intenções e autoriza o Município de Santa Rosa do Sul a aderir ao Consórcio Intermunicipal Multifinalitário de Gestão Pública da Amesc (CIMGEPA) e dá outras providências.

Já em segundo turno, o PLPE 1.472/2025, que dispõe sobre a contratação de pessoal por tempo determinado, para o atendimento a crianças com deficiências encaminhadas mediante apresentação de laudo médico pelas unidades escolares e dá outras providências foi aprovado por 5x3. Ainda em segundo turno, foi aprovado por unanimidade, o PLPE 1.474, que declara a fumicultura como atividade de relevante interesse econômico, social e cultural no âmbito de Santa Rosa do Sul e dá outras providências. Já em primeiro turno, foi aprovado por unanimidade, o PLPE 1.477, que autoriza o Poder Executivo a instituir o Programa de Incentivo e Valorização do Operador de Máquinas e Equipamentos (PIVOME) no âmbito de Santa Rosa do Sul e dá outras providências. 

Fala dos vereadores

No expediente dos vereadores, todos que usaram a tribuna parabenizaram Jailson pelos 15 dias que estará como prefeito.

Ivo criticou a aprovação do projeto 1.472, que segundo ele prejudica os professores e também lamentou que alguns alunos pagam o transporte enquanto outros não, dizendo que a isenção deveria ser para todos. Por fim, parabenizou a empresa que está tocando a obra da avenida pela organização nos trabalhos.

Gilberto lembrou que alguns projetos estavam parados na Administração Municipal devido à alta demanda de serviço no setor, mas que em seguida terão seguimento.

Josimar disse que se o projeto 1.472, não fosse aprovado, o salário dos professores auxiliares não chegaria a R$ 2 mil, e com a aprovação será de mais de R$ 3 mil. Por fim, parabenizou a Paróquia Santa Rosa de Lima pelo sucesso do Cerco de Jericó.

Jorge se disse triste com a possibilidade da retirada dos alunos do 6º ano da Escola da Peroba, que teriam que migrar para o Centro.

Lelo solicitou que a Administração Municipal valorize os professores.

Matias parabenizou Edinho Borba pela organização da Polvilhana e toda a Administração Municipal, com seus secretários, que desempenham um ótimo trabalho em cada secretaria.

Nas considerações finais, Jailson falou da grande responsabilidade que é assumir como prefeito mas se disse preparado para os desafios que irá enfrentar. Por fim, falou com alegria que umas das suas primeiras ações será o lançamento da licitação para a construção de um elevador na Prefeitura, visando dar mais acessibilidade a todos.

VICE-PREFEITA LEONI FELICIDADE CARLOS TOMA POSSE COMO PREFEITA DE MORRINHOS DO SUL POR 15 DIAS Anterior

VICE-PREFEITA LEONI FELICIDADE CARLOS TOMA POSSE COMO PREFEITA DE MORRINHOS DO SUL POR 15 DIAS

PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES JAILSON MOTA LUIZ ASSUME A PREFEITURA POR 15 DIAS Próximo

PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES JAILSON MOTA LUIZ ASSUME A PREFEITURA POR 15 DIAS

Deixe seu comentário